O Senador Marcos Do Val ganhou na justiça uma ação para a retirada do ar de uma checagem realizada pelo Projeto Comprova

Em discurso, à tribuna, senador Marcos do Val (Podemos-ES).
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Senador Marcos Do Val (Podemos-ES) ganhou na justiça uma ação para a retirada do ar de uma checagem realizada pelo Projeto Comprova, coalizão de 28 veículos liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

A apuração contestou uma publicação do senador em que ele usava trechos fora de contexto de uma fala de Drauzio Varella, com intuito de sugerir que o médico estava minimizando a pandemia. Por se tratar de um vídeo antigo, a opinião de Drauzio, assim como a situação da pandemia, não são mais as mesmas. Por esse motivo a publicação foi considerada enganosa, por não informar a data original do vídeo.

A determinação foi anunciada em 25/3 pelo juiz Rodrigo Cardoso Freitas, da 5ª Vara Cível de Vitória (ES). O juiz acatou o pedido dos advogados do senador, com a alegação de que a publicação da checagem do Projeto Comprova ofendeu a imagem e a honra de Marcos Do Val.

Até o momento, a justiça determinou a retirada do ar da checagem no site da Folha de S.Paulo, além de uma publicação de retratação e que o jornal não republique ou divulgue outro material semelhante. Além da Folha, a checagem foi ao ar pelo portal UOL e pelo SBT.

Em nota, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) defendeu que a decisão do juiz do Espírito Santo seja revista, pois segunda a entidade fere o princípio constitucional da liberdade de imprensa.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments