Dezenas de jornalistas, de várias publicações, manifestaram-se pelas redes sociais em solidariedade a Miriam Leitão. A jornalista do Grupo Globo foi alvo de mais um episódio em que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) atacou profissionais da imprensa por causa de seus trabalhos. Irritado com um artigo assinado por Miriam, que circulou na edição deste domingo (3/4) de O Globo, o parlamentar fez uma piada com relação à tortura sofrida pela jornalista durante a ditadura militar (1964-1985).

No artigo, Miriam defende que a terceira via erra ao não falar com clareza sobre a base de suas propostas em relação à democracia, principalmente ao tratar o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente e pré-candidato Luís Inácio Lula da Silva como iguais. “Bolsonaro é inimigo confesso da democracia”, afirmou.

Em retaliação, o filho do presidente compartilhou a postagem de Leitão e respondeu que “ainda sentia pena da cobra”, em um clara referência ao caso em que Miriam foi presa na década de 1970 em uma cela com uma jiboia. Vale lembrar que a mesma declaração já havia sido feita anteriormente por Jair Bolsonaro, inclusive durante uma entrevista a Matheus Leitão, filho de Miriam, e autor do livro e documentário Em nome dos pais.

Em dezembro de 1972, aos 19 anos, Miriam estava grávida de Vladimir Netto, seu filho mais velho e também jornalista, quando foi presa pelo governo militar no quartel do 38º Batalhão de Infantaria do Exército em Vila Velha, no Espírito Santo. Nos três meses em que permaneceu encarcerada, ela passou por diversas sessões de tortura. Em uma delas, foi deixada nua por horas em uma sala escura com uma jiboia. O animal pertencia a Paulo Malhães, coronel do Centro de Informações do Exército, e um dos maiores torturadores do regime, assassino confesso de dissidentes políticos durante a ditadura militar.

Em resposta ao novo ataque, algumas dezenas de políticos, celebridades e jornalistas se pronunciaram condenando o ataque e mostrando solidariedade a Miriam Leitão. Entre eles, estão Chico Pinheiro, Daniela Lima, Dorrit Harazim, Guga Chacra, Gerson Camarotti, Juliana Dal Piva, Lola Aronovich, Malu Gaspar, Mônica Waldvogel, Marcelo Lins, Natuza Nery, Rachel Sheherazade, Renata Agostini e Vera Magalhães.

Confira algumas destas postagens:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


E mais:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments