Ulisses Rocha

    Ulisses Gomes da Rocha Junior, nasceu em Bauru (SP), em 20 de novembro de 1959, mais conhecido como Ulisses Rocha, é um repórter, apresentador de televisão e cineasta brasileiro. Graduou-se em Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado, FIAM/SP, em 1991.

    Mudou-se com a família para São João del Rei, MG, viveu na cidade histórica mineira por oito anos e concluiu o curso de tornearia mecânica, pelo Senai. Em 1976, sua família retornou a São Paulo e ele começou a trabalhar como office-boy e, no ano seguinte, começou a estudar inglês, o que, segundo ele, mudaria a sua vida logo em seguida.

    Em 1978, começou a trabalhar como guia turístico da Cidade de São Paulo e, em 1980, passou a acompanhar excursões pelo Brasil e exterior, seguindo por algumas empresas do setor turístico e hoteleiro.

    No jornalismo deu início à trajetória no início de 1992, como repórter no Sistema Globo de Rádio, atuando na Rádio Globo São Paulo e Rádio CBN, onde permaneceu cerca de três anos.

    Em 1994, entrou na Rede Manchete. Logo após, migrou para a Rede Bandeirantes de televisão, em ambas como repórter.

    Em fevereiro de 1996, na Rede Record, nos primeiros meses, fazia reportagens para o Jornal da Record, mas logo foi transferido para o Cidade Alerta, um programa policial que continua no ar. Permaneceu por oito anos no jornalismo da emissora, período em que realizou coberturas nacionais e internacionais, além de 12 documentários para o extinto Repórter Record.

    Em 2004 foi transferido para o Domingo Espetacular, onde permaneceu cerca de dois anos. Para o programa entrevistou o porta-voz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Raul Reyes, numa reportagem que quase lhe custou a vida.

    No final de 2005 deixou a Record. Em 2007, passou pelo SBT, como editor do Jornal da Massa.

    Em 2010, retornou à Rede Record como apresentador do Balanço Geral, de Ribeirão Preto/SP.

    Após um ano estava de volta ao SBT, onde atuou no SBT Repórter, Boletim de Ocorrências e Jornal SBT Manhã. Em abril de 2012 deixou o SBT, em sua quarta passagem por lá. Além de editor do SBT Manhã, Ulisses apresentava as notícias nacionais e internacionais, no mesmo jornal, ao vivo, e narrava do helicóptero durante o noticiário local, a partir das 7h, com Rodolpho Gamberini.

    Permaneceu entre 2013 e fevereiro de 2014 na Rádio Globo São Paulo. Nesse período produziu o seu primeiro filme documentário de longa-metragem, Mães Solteiras. O filme, finalizado em janeiro de 2014, está inscrito em festivais no Brasil e no exterior.

    Desde 2005 é professor universitário nas universidades FMU e Fiam. Na Unip é professor de telejornalismo, e desde 2013 passou a integrar também o corpo docente da Fiam, onde se formou.

     

     

    Atualizado em abril/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://br.linkedin.com/pub/ulisses-rocha/36/12b/989

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ulisses_Rocha

    http://www.ceucomunicacao.com.br/2014/01/30/documentario-jornalista-maes-solteiras-filho-filme-ulisses-rocha/