Sérgio Xavier

    Sérgio Luís de Carvalho Xavier nasceu em Paulo Afonso (BA), em 2 de outubro de 1962. De família pernambucana, vive em Recife desde criança.
    Jornalista, ecologista e empreendedor da área de comunicação digital. Atuava no Porto Digital ? pólo de desenvolvimento de softwares do Recife, o maior parque tecnológico do País, criado em julho de 2000 ?, quando se licenciou para disputar o cargo de governador do Estado de Pernambuco, pelo Partido Verde, em 2010 ? ficou em terceiro lugar, entre sete candidatos. Em março de 2011, assumiu o cargo de secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, após aliança de seu partido com o PSB.
    É um dos fundadores do Partido Verde no Estado e no País. Ocupou cargos executivos nacionais no Ministério da Cultura e no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de ter atuado na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e no Terceiro Setor, formulando e dirigindo projetos socioambientais e culturais, como o Instituto InterCidadania.
    O IC foi criado em 2001, apoiado pelas empresas SX Brasil Comunicação Digital e pelo portal InterJornal.com, para articular, incentivar e multiplicar ações de cidadania e solidariedade, através da difusão de conteúdo informativo e formativo na internet, atuando em rede, com múltiplos parceiros. Presidido atualmente pela ambientalista Mariana Melo, o instituto possui um portal que possibilita o acesso a informações de interesse público nas áreas social, cultural e ambiental.
    Criou empresas especializadas em jornalismo online, com atuação no Brasil, Portugal, África e Estados Unidos, como a Agência Sebrae de Notícias e a Agência de Notícias Brasil-Árabe, redes colaborativas em software livre ? como o Iteia ? e sistemas de busca refinada na web, com o Achix e o Achanotícias.
    Mantém um site pessoal na internet, alocado no portal InterBlogs,
    Atualizado em novembro de 2011.
    Fontes: