Sílvio Crespo

    Sílvio Guedes Crespo é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP/SP), formado em 2004, e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (SP), em 2008.
     
    Cobre Economia e Finanças desde 2005. Em 2009 recebeu o Certificação Profissional Anbima – Série 20 (CPA-20) da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, exigido como habilitação para profissionais que atendem investidores qualificados.
     
    Começou no Jornalismo como editor do site Cultura e Mercado, do Instituto Pensarte. Permaneceu na atividade de 2002 a 2005. Foi secretário de redação da revista Sinopse, da USP, por quatro meses, em 2004. Durante o curso de Jornalismo foi monitor do Jornal Laboratório Fundação Cásper Líbero, de março a dezembro de 2006.
     
    Passou pela agência Leia/CMA como redator por cinco meses em 2006. Em abril de 2007 foi para a Universo Online, onde permaneceu até novembro de 2009. No período, foi redator na editoria de Economia do portal UOL e repórter freelancer na revista Getúlio, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ficou na revista até janeiro de 2010.
     
    Seguiu para o jornal O Estado de S.Paulo em dezembro de 2009, como editor assistente. Paralelamente, atuou como editor do blog Radar Econômicoo no portal Estadão.com.br, vencedor do Prêmio Estadão de Jornalismo 2010 e 2011na categoria Mídias DigitaisGanhou também o Prêmio Top Blog 2010, pelo júri acadêmico, na categoria Economia.
     
    Em janeiro de 2013, fechou com o UOL e estreou no blog Achados Econômicos, que apresenta números, análises e curiosidades que ajudam a entender as principais tendências da economia, no Brasil e no exterior. Sobre o nova atuação no blog, disse ao J&Cia que seu trabalho consistirá, basicamente, em analisar pesquisas e apresentar novos recortes aos leitores: “Por exemplo, a Pnad, uma pesquisa enorme do IBGE, já foi amplamente divulgada, mas se olharmos com calma para aquele amontoado de tabelas podemos encontrar manchetes para o ano inteiro. É isso que pretendo fazer, não só com a Pnad, mas também com dados do Banco Central, Ipea etc., incluindo entidades privadas e sites diversos, desde que tenham absoluta credibilidade”.
     
    Trocando em miúdos a realidade dos países, comparou os valores dos imóveis no Brasil e dos castelos parisienses, mostrando as distorções do mercado imobiliário brasileiro. Postou o assunto ainda em janeiro de 2013, mostrando um olhar que traduz ao leitor, leigo, as informações econômicas.
     
     
    Atualizado em fevereiro/2013 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Jornalistas&Cia – Edição 878 – de 3 a 8 de janeiro de 2013
    Jornalistas&Cia – Edição 882 – de 30 de janeiro a 5 de fevereiro/2013
     <lt;/div>