Sergio Vilas-Boas

    Sergio Vilas-Boas nasceu em Lavras (MG) em 18 de novembro de 1965, mas com apenas dois meses de idade sua família se mudou para Belo Horizonte, onde ele acabou se formando em jornalismo (1993), depois de iniciar e interromper três graduações noutras áreas.

    Começou a carreira em 1991, quando ainda era estudante de jornalismo no Uni-BH, trabalhando como assistente de informações no Núcleo de Comunicação Social da Caixa Econômica Federal.

    Seus principais trabalhos como repórter especial e editor foram nos jornais Diário do Comércio, de Belo Horizonte, e Gazeta Mercantil (no então prestigioso suplemento cultural Fim de Semana, em São Paulo).

    No Diário do Comércio, recebeu o Prêmio Fiat Allis de reportagem em 1996 por uma série de reportagens sobre “os conflitos nos processos sucessórios de empresas familiares”.

    Entre 1997 e 2006, paralelamente ao trabalho como jornalista, cursou mestrado e doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP, desenvolvendo pesquisas sobre “jornalistas brasileiros autores de biografias renomadas”. Seu doutorado foi publicado em livro com o título Biografismo: Reflexões sobre as Escritas da Vida (Editora Unesp).

    Criou e editou o TextoVivo (entre 2003 e 2011), um site de divulgação do Jornalismo Literário no Brasil.

    Em 2005, participou ativamente da fundação da Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL), ONG da qual foi professor e diretor até 2011 (a instituição foi extinta em 2013).

    Em 2008, tornou-se membro da International Association of Literary Journalism Studies (IALJS).

    Desde 2012, é professor de reportagens especiais na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Publicou vários livros, entre os quais se destacam Perfis: o Mundo dos Outros, coletânea de reportagens biográficas cuja terceira edição (revista e ampliada) foi lançada em 2014, e Os Estrangeiros do Trem N, sobre imigrantes brasileiros clandestinos em Nova York, obra vencedora do prêmio Jabuti em 1998.

    Criou e mantém o site SergioVilas-Boas

     

     

    Fonte:

    Informações conferidas pelo Jornalista. 

    Foto –  Juan Esteves (2002)

    http://www.sergiovilasboas.com.br/, acessado em dezembro/2011.