Rosângela Espinossi

    Rosângela Espinossi nasceu na região do Grande ABC paulista. Formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo é pós-graduada em Comunicação e Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Fez o curso de Civilização Francesa na Sorbonne University Paris.

    Antes mesmo de começar a escrever sobre moda, Rosângela Espinossi já compreendia o universo fashion e seus bastidores.  Aos 18 anos, participou de desfiles de moda em passarelas Grande ABC, onde nasceu, e de São Paulo. Na época concluiu o curso de modelo atestado pelo Senac e chegou a criar um grupo de modelos, produzindo desfiles em shoppings. O trabalho de corte e costura da mãe Maria Pieroni Espinossi também a ajudou a entender mais sobre o mundo dos tecidos, cortes e estilo. Aprendeu sobre a nomenclatura de moda, a diferenciar um corte godê, uma manga raglã, em casa, mesmo não tendo habilidade com agulhas e tesouras. A carreira de modelo não quis seguir, optou pelo jornalismo de moda, resgatando assim a vivência anterior.

    Rosângela trabalha na área de moda desde os anos 80, quando atuava na produção de desfiles. Ela traz na bagagem a cobertura de todas as edições do São Paulo Fashion Week, considerado um dos maiores da América Latina, e de muitas edições do Fashion Rio, seja cobrindo in loco, como continua a fazer atualmente, ou editando o material. Já cobriu semanas de moda em Milão e Paris.

    No começo dos anos 90, trabalhou também na extinta revista Claudia Moda, ao lado do veterano jornalista de moda Fernando de Barros. Já fez frilas para revistas como Nova e Marie Claire. Lançou e editou o caderno Dia a Dia, do Diário do Grande ABC, com assuntos ligados ao universo feminino, como a coluna Moda e Modos, que assinou por 13 anos. Assinou a coluna Mulheres Relevantes, da Contigo! da Editora Abril, uma biografia semanal de celebridades brasileiras em comemoração aos 45 anos da revista. De 2010 a 2013, foi responsável pela revista Contigo! Looks, que se transformou posteriormente em encarte mensal. Em 86, assinava a coluna de moda Dos pés a cabeça, da revista Tournée.

    Abriu em 2008 a Ponto a Ponto Ideias, agência especializada em criar conteúdo para publicações impressas ou virtuais nas áreas moda, beleza, decoração, saúde, comportamento, gastronomia, carreira, etiqueta, bem-estar e tudo o mais que está ligado ao dia a dia do ser humano. Segue no comando da agência, que também faz revistas/catálogos customizadas para grifes de moda e outras. Desde lá está à frente de uma equipe de jornalistas que colabora para o canal Variedades do Portal Terra.

    Em 2012, lançou o site Elas No Tapete Vermelho, que divulga e analisa a marca e as roupas que as celebridades, principalmente as brasileiras, usam em festas e no dia a dia. Colabora semanalmente para o site do consultor de moda Arlindo Grund. Também dá consultoria e realiza palestras sobre tendências e orientações de moda.

    Além de coordenar a produção da Ponto a Ponto Ideias, escreve para o Terra Networks e participa eventualmente de programas de moda do Terra TV, para analisar as roupas das famosos, dar dicas sobre o assunto ou comentar sobre os desfiles brasileiros. A primeira grande cobertura para o portal aconteceu em janeiro de 2009. Para o Terra, assina as colunas semanais Bad Look e Gafe ou Fashion?. Manteve por algumas temporadas o blog da Rosangela Espinossi, publicado no Portal Terra, para o qual continua a fazer as coberturas das semanas de moda brasileiras.

     

    Atualizado em Janeiro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://moda.terra.com.br/blogdarosangelaespinossi/blog

    http://moda.terra.com.br/spfw/a-moda-sempre-esteve-presente-na-minha-vida,200897972224d310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

    https://multtvoficial.wordpress.com/tag/blogueira-rosangela-espinossi/

    http://pontoapontoideias.com.br/empresa.html