Ilimar Franco

    Ilimar Franco nasceu em Carazinho (RS), em 21 de julho de 1959. É graduado em Jornalismo pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/Ufrgs), de Porto Alegre (RS), em 1981.
     
    Começou a carreira na capital gaúcha, onde trabalhou no Jornal do Comércio (RS) e no Zero Hora (RS). Destacou-se quando radicou-se em Brasília (DF). Passou pelo Jornal do Brasil antes de entrar na sucursal brasiliense de O Globo (RJ) no ano 2000.
     
    Assinou durante dez anos a coluna Panorama Político, da página 2 do jornal, de terça a domingo, onde propôs-se a abordar A política como ela é: nua e crua, tornando o espaço um dos mais prestigiados do Jornalismo brasileiro. Assinou, a partir de agosto de 2006, no portal Globo.com, o Blog do Colunista Ilimar Franco, trazendo notícias, entrevistas, reportagens e análises sobre Política, bastidores do Governo, da Câmara dos Deputados e do Senado. Participou da Chapa Prudente de Moraes, neto, que foi derrotada nas eleições de 2014 para a direção da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
     
    Deixou O Globo em fevereiro de 2017, onde foi responsável por algumas das principais coberturas do poder político na Capital Federal.
     
    É autor do livro Valdomiro, o Único Imprescindível (Redactor, s/d), sobre o jogador de futebol Valdomiro Vaz Franco, ponta-direita que jogou mais de 800 partidas pelo Sport Club Internacional, de Porto Alegre.
     
     
    Atualizado em fevereiro de 2017
     
    Fontes: