Roni Filgueiras

    Roni Franci Dutra Filgueiras nasceu no Rio de Janeiro (RJ). É jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), em 1987. Fez pós-graduação em Pesquisa de Comportamento e em Consumo, Sociologia e Antropologia no Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt), em 2015, e o curso livre Construção de um Plano de Comunicação Interna na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).. Faz mestrado em Ciências Humanas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
     
    Começou na carreira em dezembro de 1988, como repórter do Caderno B do Jornal do Brasil (RJ), onde permaneceu até agosto de 1991. Tornou-se, em seguida, crítica e repórter de Cinema e TV da revista Veja Rio (RJ). Em 1993, foi para O Globo (RJ), onde atuou como editora assistente e crítica de Cinema do suplemento RioShow, até fevereiro de 1997.
     
    Passou pela revista Sui Generis, ocupando o cargo de editora, entre 1998 e 1999. Foi editora assistente freelancer da coluna Viva Mais e Melhor do jornal O Dia (RJ), assinada por Sergio Cabral Filho. Começou o ano 2000 retornando ao Jornal do Brasil, então como editora assistente da revista Domingo.
     
    Em agosto de 2001, voltou para o Infoglobo, trabalhando como editora assistente de Cultura do site GloboNews.com, mudando, em dezembro de 2002, para editora assistente e crítica de Cnema do Jornal de Bairros e do caderno Ela de O Globo, funções que exerceu até julho de 2007. Migrou para a mídia corporativa no ano seguinte, gerenciando a Comunicação Interna da Oracle do Brasil, em São Paulo (SP). Colaborou na implantação do projeto de Cidadania Corporativa e na criação do Relatório de Sustentabilidade da empresa.
     
    Paralelamente, foi crítica de Cinema freelancer na Folha de S.Paulo, em 2009, e colaboradora de revistas – como Wish Casa, Marie Claire, Claudia, Elle, Joyce Pascowitch, Set e Crescer – e do site Criticos.com.br e Memória Globo.
     
    Voltando ao Rio, em 2012 foi gerente de Comunicação e Eventos da Casa Daros. Assumiu, em 2014, o cargo de editora-assistente de Geral, com ênfase em Comportamento e crítica de Cinema, do caderno D e do Guia Show e Lazer de O Dia.
     
    É sócia fundadora e diretora da Santa Clara Comunicação Integrada desde maio de 2014. Lançou – com Ana Sílvia Mineiro, Luciana Neiva, Maria Fernanda Macedo e Pedro Landim –, em julho de 2016, o portal UpTo Serra, um guia de serviços e notícias para moradores e visitantes da Serra Fluminense, que pretende contemplar tudo o que acontece nos municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. É editora executiva da publicação.
     
    É membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (Accrj).Fez parte do júri do Rio de Janeiro International Film Festival 2014.
     
     
    Atualizado em outubro de 2016
     
    Fontes: