Jorge Félix

    Jorgemar Soares Felix nasceu em 1967, no Rio de Janeiro (RJ). É graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho, em 1989, mestre em Economia Política e doutorando em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Nesta mesma universidade, integra o núcleo de Pesquisas Políticas para o Desenvolvimento Humano (PDH) do Programa de Pós-Graduados em Economia. Na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/SP), fez entre 2002 e 2003, o curso Mercado Editorial – Universidade do Livro. Além de jornalista é editor de livros e autor teatral.

    Sua trajetória na imprensa teve início nos jornais de bairro no Rio de Janeiro, aos 17 anos, e estágios no jornal Última Hora.  Aos 20 anos, Roberto Pompeu de Toledo o convidou para estagiar no Jornal do Brasil, onde permaneceu por 9 anos, como repórter no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

    Em 1993, teve uma rápida passagem pela revista IstoÉ, como editor-assistente. Em 1997, foi para a Rede Globo de Televisão, em São Paulo, onde, por sugestão do diretor Amauri Soares, passou a assinar Jorge Félix. Foi repórter de economia dos telejornais Bom Dia, Brasil e Jornal da Globo (na equipe de Lillian Wite Fibe). Deixou a Globo para uma rápida experiência em comunicação corporativa da FSB Comunicações, mas logo aceitou o convite para criar e gerenciar o núcleo de comunicação institucional da Fundação Padre Anchieta (quando uniu os departamentos de divulgação da TV Cultura, rádio Cultura e da FPA). 

    No ano seguinte, integrou a equipe de criação da revista Quem Acontece, na Editora Globo, da qual foi o primeiro redator-chefe (2000-2002). Deixou a revista para retornar à Rede Globo, desta vez como chefe de produção do Jornal Nacional.

    Deixou a emissora e criou a Editora Barcarolla, fundada em março de 2004 (e que atualmente é dirigida por sua ex-sócia Lu Fernandes). Assumiu o cargo de editor, em janeiro de 2006, na Editora Letras & Lucros, onde ficou por três anos.

    Depois de concluir o mestrado, retornou à revista IstoÉ, como editor executivo, e por lá ficou por um ano e quatro meses, até abril de 2010, como responsável pelas editorias de Política, Economia e Internacional.

    Em 2010, aceitou convite do iG para editar o blog Poder Online e, em 2012, criou o blog Poder Econômico (reproduzido, entre agosto e dezembro de 2012, no jornal Brasil Econômico).

    Escreveu a peça Uma Mulher de Vestido Preto, produzida pela atriz Cristina Mutarelli em 2009, no teatro Alfa, em São Paulo. A montagem recebeu muitos elogios da crítica.

    Em 2011, transformou a pesquisa sobre envelhecimento populacional desenvolvida para a dissertação no mestrado em Economia Política, defendida na PUC-SP, no livro Viver Muitooutras ideias sobre envelhecer bem no século XXI (Ed. Leya).

    Assinou o capítulo O capital com pressa e o jornalista sem fonte do livro O Brasil Sobre a Nova Ordem – A economia brasileira contemporânea (Saraiva, 2010), organizado pelas Profas Rosa Maria Marques e Mariana Jansen. A obra pretendeu contribuir para a discussão do balanço das políticas capitalistas no contexto da liberalização e da globalização do capital, entre os governos Collor e Lula.

    A convite do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da PUC-SP, escreveu o capítulo Os desafios da previdência social em um país que envelhece e o risco da aposentadoria como prêmio no livro Políticas públicas para um país que envelhece (Ed. Martinari). A apresentação é do médico Alexandre Kalache, ex-Coordenador do Programa de Envelhecimento da OMS.

    Desde 2003 escreve sobre economia, especialmente as questões relacionadas com o envelhecimento da população, como colaborador no Jornal Valor Econômico.

    Félix segue como professor convidado no Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (do curso de pós-graduação Mídia, Política e Sociedade), além de coordenador do Centro de Estudos da Economia da Longevidade, um think-tank que produz conteúdo jornalístico e acadêmico sobre o tema do envelhecimento.

     

     

    Atualizado em novembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Perfil gentilmente aprovado pelo jornalista.

    www.economiadalongevidade.com.br 

    Facebook Viver Muito

    http://www.letraseleituras.com.br/entrevistas/?a=jorge_felix 

    http://portaldovoluntario.v2v.net/aggregators/16248