João Varella

    João Varella é bacharel em Comunicação Social, Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica, PUC-PR, em 2008; durante o curso fez intercâmbio de um ano (2º semestre de 2005 e 1º semestre de 2006) na Universidad Austral, Buenos Aires/Argentina, conferindo à formação um título internacional. Na PUC/PR concluiu pós-gradua&aamp;ccedil;ão em 2009, defendendo a monografia Violência contra crianças e adolescentes.

    Fez complementação de sua formação acadêmica com os cursos livres de História da Arte e Direção de cinema.

    Começou a atuar como jornalista em 2003. Teve matérias publicadas em revistas como Minha Casa, ARede, Casa Cláudia Luxo, EGW, Arquitetura & Construção e Revista da ESPN, jornais como O Estado de S. Paulo, La Razón e Gazeta do Povo, além de portais de internet, como R7 e POP.

    Começou como repórter do jornal Gazeta do Povo em abril de 2008. Trabalhou na editoria Vida & Cidadania da Gazeta do Povo online até julho de 2009.

    Atuando ainda em mídias digitais migrou para a reportagem do portal R7.com em setembro do mesmo ano para uma temporada de dois anos e meio, em São Paulo. Atuou nas editorias de cidades, saúde, tecnologia e ciência até janeiro de 2012, como editor da home do canal de Notícias.

    Desde abril de 2013 é editor de Brasil no site elEconomistaAmerica.

    Em fevereiro de 2012 assumiu como repórter especializado em negócios de tecnologia na revista IstoÉ Dinheiro, Editora Três, cargo que mantém em abril de 2014.

    Fundou com o jornalista Thiago Blumenthal, a editora Lote 42 em dezembro de 2012, em São Paulo, que continua dirigindo.  A editora, conforme explica, já nasceu com alma de start-up e “surgiu da necessidade de ter uma editora que soubesse usar os autores da nova geração, presentes predominantemente em trabalhos na internet. Ninguém fazia isso”, explica Thiago, parceiro na criação.

    Sobre a proposta da editora, Varella arremata, no site da empresa: “Nossos livros sempre vão além do papel. Cada obra conta com uma presença digital própria e adequada ao conteúdo – seja por ebooks, sites, blogs, tumblrs ou a solução que for. Buscamos formalizar um catálogo de obras de referência que retratem nosso tempo em novas leituras.

    No catálogo da editora estão: Já Matei por Menosgt;, de Juliana Cunha; O Pintinho, de Alexandra Moraes e o novo livro dela O Pintinho 2, Manual de Sobrevivência dos Tímidos, de Bruno Maron e Seu Azul!, de Gustavo Piqueira; entre outros.

    Em 2012, João Varella ganhou o 2º lugar no prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria reportagem web, com uma matéria sobre venda de cerveja pelo Twitter. Foi vencedor do prêmio Proyectando Valores 2006, outorgado pela Câmara Argentina de Anunciantes, CAA, para os melhores ensaios científicos com o Una mirada crítica para mejorar la calidad televisiva.

    É autor dos livros “Curitibocas – Diálogos Urbanos” (Coração Brasil) e “A Agenda” (Novo Conceito). O Curitibocas – Diálogos Urbanos foi lançado pelo Governo do Paraná em 12 de dezembro de 2007. Escrito em parceria com a jornalista Cecilia Arbolave o livro traz 17 entrevistas com figuras notórias de Curitiba conectadas por uma história de ficção.

     

    Atualizado em abril/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://twitter.com/joaovarella

    http://br.linkedin.com/pub/jo%C3%A3o-varella/38/6b7/95

    www.lote42.com.br

    www.elEconomistaAmerica.com.br