Alexandra Moraes

    Alexandra Moraes (1982) nasceu no Guarujá (SP), mas passou a infância em Belo Horizonte (MG) e vive na capital paulista desde o fim da adolescência. Jornalista e quadrinista, criou, em 2009, a série O pintinho: mais um filho de mãe brasileira. É editora-adjunta digital do caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo.

    A série de quadrinhos O Pintinho foi criada por Alexandra em 2009. Tudo começou com um desenho simples desenvolvido no paintbrush (programa de computador da Microsoft). As tiras receberam grande aceitação pelos leitores e evoluíram para uma crônica semanal da vida contemporânea, no jornal Folha de S.Paulo. No ano seguinte, reuniu sua produção em um site no tumblr, e chegou a arrebanhar mais de 30 mil seguidores que só aumentaram desde então.

    Em 2013 as tirinhas saíram da internet e se materializaram em livro. Alexandra lançou o primeiro livro: O Pintinho – mais um filho de mãe brasileira, que foi bem recebido pelos fãs dos quadrinhos na internet e com a repercussão do lançamento cativou ainda novos leitores.

    Novo livro veio em março de 2014: O Pintinho 2, lançado pela editora Lote 42. Desta vez, além da seleção de tirinhas do popular Tumblr homônimo, a obra conta com conteúdo inédito.

    O Pintinho 2 trouxe mais uma seleção da tira O Pintinho. A novidade é a inclusão de novos personagens, como Zé Sexo, Abortinho, Dinossauro Attheo e outros coadjuvantes que nunca haviam ganhado vida em versão impressa. Para o lançamento a autora criou mais de dez tiras inéditas, uma surpresa para os milhares de seguidores da tirinha no Facebook, Twitter e Tumblr.

    O quadrinista Bruno Maron, autor de Manual de Sobrevivência dos Tímidos, assinou o prefácio do livro e destacou como a autora fez um tratado sobre o cinismo em tempos em que humoristas explicam a própria ironia.

     

    Atualizado em abril/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/58865/jornalista+da+folha+lanca+livro+que+compila+as+melhores+historias+do+tumblr+o+pintinho