Giba Um

    Gilberto Luiz Di Pierro, conhecido como Giba Um, nasceu emSão Paulo (SP). É formado em Jornalismo pela Facasper de São Paulo (SP) desde1961.

    Iniciou a carreira no jornalismo em 1961 como auxiliar deestatística no departamento de economia do jornal Folha da Tarde, na capitalpaulista. 

    Em seguida, após passar em um concurso interno na redação dogrupo Folha, em São Paulo (SP), passou a acumular as funções de repórter erepórter fotográfico da editoria de cidades na Folha da Tarde. Logo passou aacumular a atividade no jornal com a função de repórter de geral no Diário daNoite, em São Paulo (SP).   

    Dois anos depois foi para o Última Hora, na capitalpaulista, no qual criou e passou a assinar a coluna política São Paulo Noite eDia, o embrião do que seria a futura Coluna Giba um, como hoje é conhecida naimprensa brasileira. A publicação que existe há 47 anos trata de assuntospúblicos e pessoais de políticos, socialites, celebridades e gente famosa emgeral, e lhe rendeu o título de um dos pais do colunismo socialbrasileiro. 

    Durante passagem pelo UH teve o jornalista Nelson Rubenscomo assistente da coluna; algum tempo tempo depois chegou a assumir a direçãoda sucursal paulista do Última Hora.   

    Durante a década de 70 ingressou na Editora Abril, ondetrabalhou por 12 anos; inicialmente, na função de editor de geral e depois comodiretor responsável de várias revistas femininas da empresa. Nesse período foio idealizador da Contigo, primeira revista de fofocas da TV, e da Pop, primeirapublicação voltada ao universo jovem. 

    Durante as décadas de 70 e 80 o jornalista também atuou comojurado de tevê dos programas do jornalista e apresentador Flávio Cavalcanti eSilvio Santos; na época passou também a fazer participações como entrevistadornos programas Roda Vida da TV Cultura (SP), entre outros.

    Em 1986 fundou o Projeto Down ? Centro de Informação ePesquisa da Síndrome de Down em São Paulo (SP), primeira entidade brasileiravoltada à difusão da informação e incentivo à pesquisa sobre Síndrome de Downno País que se tornou uma referência do Programa Latino americano de Defesa dosDireitos do Deficiente Mental da ONU, onde atua como presidente. 

    Durante a década de 90 empreendeu a Manager Comunicação deSão Paulo (SP), uma agência de relações públicas e assessoria de imprensa, ondeatua como diretor responsável. Desde 2001 comanda o Programa Giba Um, um talkshow onde o jornalista entrevista personalidades dos segmentos econômicos,político, artístico e da sociedade em geral, sobre assuntos de atualidades,veiculado pela TV Alphaville e pela TVA/Canal, ambas de São Paulo.

    Em 2002 estreou o site Giba Um, uma revista eletrônica noqual escreve além de escrever sobre colunismo social, informa e comentaassuntos de economia, política, sociedade e variedades.   

    Desde 2006 assina diariamente a coluna Giba Um no jornalDiário do Comércio de São Paulo (SP), que atualmente mantém a publicação emveículos de oito capitais brasileiras.

     Além das atividadesjornalísticas, Giba Um atua também como produtor de teatro, consultor decomunicação e de marketing político. Uma curiosidade: é um dos poucosjornalistas que não abandonou o hábito de produzir textos em uma máquina deescrever.

     

     

     

     

      

    Atualizado em novembro/2012- Portal dos Jornalistas.

     

    Fontes:

    http://www.linkedin.com/pub/roberto-gazzi/37/b8a/21,acessado em novembro/2012,

    http://www.gibaum.com.br/, acessado em novembro/2012,

    http://www.dcomercio.com.br/index.php/opiniao/sub-menu-opiniao/94921-entre-a-fama-e-o-abandono,acessado em novembro/2012,

    http://www.istoe.com.br/assuntos/semana/detalhe/231_BORIS+CASOY+A+VONTADE+NO+TALK+SHOW+GIBA+UM,acessado em novembro/2012,

    http://www.terra.com.br/istoegente/61/reportagem/rep_campeoes_da_fofoca.htm,acessado em novembro/2012,

    http://www.terra.com.br/istoegente/142/urgente/urgente_10.htm,acessado em novembro/2012,

    http://www.zcastel.com.br/tag/giba-um/, acessado emnovembro/2012,