Franklin Catan

    Franklin Catan rio-pretense, interior paulista, nasceu em seis de março de 1987. Graduou-se em jornalismo pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO), de São José do Rio Preto-SP, em 2012. Antes, em 2007, formou-se em Artes cênicas na Escola Felipe Martins e Cathedra (RJ).

    Iniciou sua carreira no teatro como ator no Rio de Janeiro, onde atuou por dois anos. A jornada no jornalismo começou como estagiário no Jornal D'Hoje, em 2008. Após quatro meses, foi contratado pela Revista Country Fever, que atua no seguimento de rodeio.

    Unindo jornalismo e teatro é diretor de comunicação do GTR (Grupo Teatral Riopretense), um dos mais antigos do Brasil e ator da Cia. Livre de Teatro.

    Em 2010, foi convidado para ser roteirista e apresentador do Distúrbio, da rádio Líder FM (98,3Mhz), que é um jornal humorístico. O programa de notícias do cotidiano de um jeito engraçado, descontraído, com várias imitações.

    Em setembro de 2011, passou no teste para ser estagiário de Jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto/SP.

    Também foi colaborador do blog Aplauso Brasil, sobre teatro, dança, cinema, shows e artes visuais, postado no portal IG; criado, coordenado e editado pelo jornalista e crítico teatral Michel Fernandes.

    Franklin Catan é o criador e editor do blog que carrega o seu nome, espaço em que escreve sobre reflexões da vida, trabalhos pessoais, política, cultura e humor – tudo de uma forma diferente. O blog foi criado em outubro de 2008. Traz o projeto de incluir no blog vídeos engraçados, podcasts e notícias relevantes que podem atravessar a seara do teatro e passar pelo comportamento no esporte, como fez ao analisar a história do ciclista Lance Armstrong, o maior do mundo, que “passou de herói a vilão!”

    Em 2011 ficou em 2º lugar no prêmio Top Blog, na categoria Notícias e Cotidiano. O prêmio é destinado a reconhecer e premiar, mediante votação popular (júri popular) e acadêmica (júri acadêmico), os blogs brasileiros mais populares.

    Deixou o Jornal Diário da Região e em janeiro/2013, voltou para o Jornal DHoje Interior, como repórter. Mantém a atividade de apresentador e roteirista na Lider FM.

     

     

    Atualizado em março/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações cedidas pelo jornalista.

    http://blogdofranklincatan.blogspot.com