Carlinhos Santos

    Carlinhos Santos é Jornalista e crítico de dança, especialista em Corpo e Cultura, Ensino e Criação. Formado em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS) e Jornalismo (Unisinos/RS), é mestre em Dança e Educação pela UCS, Universidade de Caxias do Sul (RS), concluído em 2012, com dissertação 'Corpo, Dança e Educação – Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul. 

    Desde 2000 assina a coluna 3por4 no jornal Pioneiro (Caxias do Sul, RS), dedicada à cultura. Sua atuação inclui, além da coluna no Pioneiro, trabalhos como crítico em festivais e encontros de dança no Brasil e colaborações com o site Idança.

    Em 2011, organizou a mostra de dança Solos Contemporâneos – Alguns Rumos, em Caxias do Sul. Crítico de dança, escreve para festivais e encontros de dança. Como intérprete, atuou em trabalhos de dança do coreógrafo Ney Moraes.

    Para celebrar o aniversário de 10 anos da coluna, Carlinhos trouxe a Caxias do Sul o espetáculo Xaxados e Perdidos, encenado pela artista Simone Rasslan.

    Durante esse período Carlinhos publicou mais de 3,1 mil páginas com um mosaico da cena cultural da Serra, mostrando as diferentes facetas de quem faz e atua nesse meio.

    “Por isso a metáfora da foto 3×4, explica. É 3 “por” 4 também com a ideia da preposição interlocutora, aglutinadora. É um espaço de diálogo, de exposição, de questionamentos. A coluna pretende também ser uma janela para a cena cultural do Estado, do Brasil e do mundo, cumprindo a função novidadeira de um veículo de comunicação. É, ainda, um espaço de reflexão e de exposição de ideias da contemporaneidade artística” – detalha o colunista.

    O blog 3X4, que surgiu em novembro de 2008, conforme o post, redireciona informações, acrescenta dados, faz miscelânea de novidades e velharias, como um mosaico de ideias que mesclam cultura, comportamento e artes. “Opiniões abertas ao diálogo”, afirma.

    E continua: “Entre a diversão e o sentido, entre os fatos e suas repercussões, há sempre um novo olhar a ser explorado nessa janela virtual para as muitas realidades do mundo: leia, atente, comente. Ponha um clic nesse mosaico de leituras do mundo”.

    Em junho de 2015 a reportagem Mãos da Serra assinada por ele recebeu dois prêmios em jornalismo. Conquistou o 7º Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Imagem, primeiro na etapa Estadual e depois na Nacional. O júri escolheu as fotos da reportagem produzidas por Jonas Ramos, repórter fotográfico do jornal Pioneiro, RS, 

     

    Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.imprensajobs.com.br/arquivos/premiosebrae/7edicao/impressos/01114_01.pdf

    http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=&local=&template=3948.dwt&section=Blogs&post=136529&blog=578&coldir=1&topo=3994.dwt

    http://wp.clicrbs.com.br/3por4/?topo=87,1,1,,,87

    http://www.gruporbs.com.br/noticias/2013/08/21/coluna-3por4-do-jornal-pioneiro-completa-10-anos/

    http://www.uberlandia.mg.gov.br/print.php?id=1400