Amanda Almeida

    Amanda Monteiro de Almeida nasceu em BeloHorizonte, Minas Gerais, em 24 de abril de 1987. Filha e neta de jornalistas, cresceu em contato com a profissão. Seguir a carreira foi uma escolhanatural.

    Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na PontifíciaUniversidade Católica de Minas Gerais (PUC/ MG).  

    O primeiro emprego no jornalismo foicomo estagiária do caderno de Gerais do Jornal Estado de Minas, onde permaneceumesmo após a formatura, em 2008.

    Durante dois anos produziu matériassobre assuntos referentes à Região Metropolitana de Belo Horizonte, como infraestrutura urbana, educação, saúde, comportamento, segurança pública, problemasambientais, trânsito, estradas, patrimônio artístico e religioso e,eventualmente, fazia o noticiário policial.

    Em 2010, foi transferida para o cadernode política, onde, desde então, atua como repórter.

    Acompanhou as eleições de 2010 e, atualmente, produz diversas reportagens investigativas que mostram os impactos das decisões políticas no cotidiano da população.

    Dentre as produções que marcaram acarreira, destaca-se a série de reportagens intitulada Notas Frias S/A, publicada em abril de 2010 pelo Estado de Minas. Foiuma investigação jornalística, realizada juntamente com os colegas Thiago Herdy e Alessandra Mello, que abordou os indícios de corrupção apontadospelas notas de reembolso da verba indenizatória dos parlamentares na Assembléiade Minas. Com grande repercussão na época, a série denunciou diversas empresase deputados que participavam do esquema.

    Atualizado em 15 de fevereiro de 2012- Portal dos Jornalistas/MG

    Fonte: Informações fornecidas pelaprópria jornalista.