Aline Bronzati

    Aline Almeida Bronzati nasceu no dia 25 de janeiro de 1986, em São Paulo. É jornalista formada pela Universidade Paulista (Unip) e mestra em Administração de Negócios em Finanças e Mercado de Capitais pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em 2013.

    Começou a carreira trabalhando para o Grupo Lacan, em 2007, fazendo sinopses setoriais produzidas para a Agência Estado (SP), nas áreas financeira, de seguros, de veículos e de mercado de luzo. Paralelamente, começou a atuar como repórter na revista Apólice, especializada em seguros.

    Com a matéria Acidentes tornam setor de seguros mais exigente venceu o Prêmio Allianz de Jornalismo 2010, na categoria Mídia Impressa e On-line Especializada em Seguros. Já fôra finalista da premiação em 2008 e 2009, e concorria também na categoria Mídia Impressa e Online Especializada Economia e Finanças, por matéria publicada na revista Conjuntura Econômica (RJ), em 2010.

    Em agosto de 2011 foi contratada pela Agência Estado, como repórter de Finanças, atuando nas áreas de Mercado de Capitais e Fundos de Investimento. Passou, depois, para a área de Bancos, Seguros e Cartões. Foi considerada a Revelação do prêmio Destaque Redação Agência Estado 2012. Venceu, com Circe Bonatelli, dois Prêmios Abecip de Jornalismo, em 2014 e em 2016, promovido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança.

    Em outubro de 2016, passou a assinar matérias e comentários na Coluna do Broad, com Cynthia Decloedt e Fernanda Guimarães, na editoria de Empresas e Setores do jornal O Estado de S.Paulo e no portal Estadão.com.

    Depois de exatos nove anos, em agosto de 2020, foi transferida para Londres, onde assumiu o posto de correspondente internacional da Agência Estado.

    Desde a primeira edição dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, em 2016, integra a lista dos Top 50 jornalistas mais votados. Em 2018 chegou a ocupar a nona colocação do levantamento.

     

     

    Atualizado em agosto de 2020

     

    Fontes:

    www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/agencia-estado-premia-destaques-2012

    www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=3046

    www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/estadao-reformula-caderno-economia

    seguros-se.blogspot.com.br/2010/11/apolice-vence-premio-allianz-seguros-de.html

    www.abecip.org.br/institucional-about-us/premios/jornalismo

    economia.estadao.com.br/blogs/coluna-do-broad

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/miriam-leitao-e-tricampea-entre-admirados-de-economia/