9.3 C
Nova Iorque
sábado, abril 20, 2024

Buy now

J&Cia celebrará Dia do Jornalista com especial sobre a Revolução das Fontes

Costábile Nicoletta

Inspirado nos estudos do professor Manoel Carlos Chaparro, trabalho está a cargo de Costábile Nicoletta

Desde os anos 1980, o jornalismo brasileiro tem se defrontado com um fenômeno de extensão poucas vezes analisado em profundidade: a influência que as fontes de informação passaram a exercer na sua produção, a partir do aperfeiçoamento e dos avanços das assessorias de comunicação. Quem desde então tem se debruçado sobre essa temática, com estudos e literatura a respeito, é o professor Manoel Carlos Chaparro, da ECA/USP, para quem vivemos desde então o que ele chama de “A revolução das fontes”. Um fenômeno que surge com a ida em massa dos jornalistas para as assessorias de comunicação, levando para as organizações a visão jornalística, aquela que identifica, apura, depura e entrega conteúdos em formatos jornalísticos.

Esse é o tema escolhido por Jornalistas&Cia para celebrar o Dia do Jornalista (7 de abril), uma homenagem à data de fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O trabalho será conduzido por Costábile Nicoletta, profissional com passagens por alguns dos mais importantes veículos de comunicação do País, como Estadão, Valor, Gazeta Mercantil e CartaCapital.

O convite a ele, como lembra Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia, tem até uma razão simbólica e emotiva: “Costábile foi um dos coordenadores da editoria de Economia do Estadão por vários anos e, naquele período, era o responsável pela organização no jornal do chamado ‘Seboso’, aquela agenda suja e carcomida que todos os repórteres usavam para buscar os telefones das principais fontes de informação do País. Zeloso, Costa nunca se descuidou da atualização daquela agenda, durante os anos em que lá esteve. Ninguém, portanto, melhor do que ele para falar da importância das fontes de informação, ainda mais em tempos de redes sociais e de ferramentas como Twitter, que mostram o quanto elas se tornaram poderosas na formação da agenda do moderno jornalismo”.

A edição circulará no dia 6 de abril (sexta-feira), sendo dirigida a todos os jornalistas do País e aos milhares de profissionais que hoje atuam nas assessorias de comunicação das mais diversas fontes de informação.

Para anunciar na edição – q Interessados em anunciar na edição (que terá uma tabela com descontos especiais) podem entrar em contato com Silvio Ribeiro ([email protected]) ou Vinícius Ribeiro ([email protected]), pelo 11-3861-5280.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese