8.1 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 18, 2024

Buy now

IstoÉ fecha sucursal no Rio. Eliane Lobato deixa a Editora Três após 18 anos

Por Cristina Vaz de Carvalho, do Rio

Noticiamos em J&Cia 1.159 o fechamento da Editora Três no Rio com base em uma notícia do meio publicitário. Na verdade, a extinção da sucursal de IstoÉ, na quinta-feira (28/6), com o fim das atividades das áreas de publicidade e administrativa, atinge em cheio o jornalismo. A sucursal do Rio existia há 42 anos, desde a fundação da revista. Foram chefes da sucursal carioca Zuenir Ventura, Maurício Dias e Octavio Costa, entre outros.

Uma das principais semanais brasileiras, IstoÉ, como praticamente todo o segmento de revistas, passa por grandes dificuldades. No Rio, foi encolhendo até chegar ao ponto de manter apenas Eliane Lobato, chefe do escritório e titular da coluna Gente, o colunista Ronaldo Herdy e mais cinco funcionários, com salários atrasados nos últimos meses. Permanecem a sede em São Paulo e a sucursal de Brasília, ambas enxutas ao extremo. Herdy continua na empresa, fazendo a coluna de Ricardo Boechat em sistema de home office.

A mineira Eliane Lobato ([email protected]) exerceu a chefia da sucursal no Rio nos últimos 12 anos. Na revista desde 2000, assinou matérias especiais, como a China que sediaria uma Olimpíada, cobriu a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016, além de coordenar equipes na cobertura dos acontecimentos importantes do Rio. Recebeu o prêmio FIP Periodismo para la Tolerancia com a reportagem Como conviver com as diferenças, em parceria com Camilo Vannichi e Rita Moraes.

Entre prêmios nacionais, obteve o da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, de 2012, na categoria Revista, com Cuidado: médicos despreparados estão exercendo a cirurgia plástica. Antes da IstoÉ, trabalhou em O Globo como repórter, editora do Segundo Caderno, e titular da coluna Pessoas. No Jornal do Brasil, foi editora adjunta do caderno Mulher. Esteve também na editora Rocco, como gerente de Comunicação.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese