O desenhista, cartunista, chargista, jornalista, escultor e pintor Vitor Henrique Woitschach, mais conhecido como Ique, anunciou nessa segunda-feira (25/10) sua despedida do trabalho com charges, que iniciou em Campo Grande (MS), há mais de 40 anos.

“Esta charge (abaixo) marca minha despedida como chargista político”, declarou Ique em seu Instagram. “Mesmo não sendo uma atividade profissional regular, permaneci produzindo meu conteúdo. É que o vício de transformar minha indignação em charge, sempre foi mais forte. O fato é que as charges, ferramentas imprescindíveis no jornalismo na década de 80, que me deram dois Prêmios Esso de Jornalismo, não têm mais o mesmo impacto, nem mais espaço profissional nos meios de comunicação”.

Crédito: Ique/Instagram

O artista criticou os algoritmos da internet, que, na sua opinião, ameaçam a atividade jornalística: “Nas redes sociais, manipuladas pelo algoritmo que as restringem a uma bolha, amordaçando sua função jornalística primordial, as charges acabam validando um embate insólito, onde, inacreditavelmente, a vida deixou de ser prioridade, o humanismo desapareceu, o bom senso passou longe, e o negacionismo, que, alimentado por fake news, virou verdade absoluta e ideologia política”.

Ique vai agora dedicar-se à arte em pinturas, desenhos, esculturas e roteiros, em áreas que não necessariamente envolvem política, além de cuidar da saúde mental e da família.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments