Após uma série de denúncias envolvendo pedofilia, e assédio moral e sexual, o vereador carioca e ex-policial militar Gabriel Monteiro (PL) iniciou uma campanha de desqualificação contra profissionais da imprensa que estão acompanhando o caso. Os principais alvos são os repórteres Pedro Figueiredo (TV Globo), Luiz Ernesto Magalhães e Felipe Grinberg (O Globo).

Em suas redes sociais, sobretudo seu canal no YouTube que conta com mais de seis milhões de inscritos, Monteiro vem atacando os jornalistas e suas respectivas publicações. Como resultado dessa campanha, muitos de seus seguidores passaram a assediar os repórteres citados, com mensagens e ameaças que não se restringem às redes sociais.

Sobre Pedro Figueiredo, Monteiro chegou a insinuar que o jornalista teria interesses escusos em denunciá-lo, além de editar um vídeo com uma fala do repórter para fazer parecer que ele desconhece o assunto do qual trata.

Flagrado em vídeo de sexo com menor de idade e denunciado por ex-assessores por assédio moral e sexual, o vereador tornou-se alvo de investigação policial e do Ministério Público e tem seu mandato questionado na Câmara dos Vereadores.

Em seu site, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou as atitudes de Gabriel Monteiro e recomendou que a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, ao analisar a conduta do vereador, considere também o modo condenável como ele tenta lidar com a imprensa no intuito de desviar o foco das graves denúncias contra si e na tentativa de intimidar jornalistas no exercício da profissão.

“A Abraji se solidariza com Pedro Figueiredo, Luiz Ernesto Magalhães e Felipe Grinberg, ressaltando que a fiscalização dos agentes do poder público é prática essencial na prestação de informações à sociedade”, diz a nota.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments