Em cerimônia realizada na terça-feira (21/11), no Palácio do Itamaraty, o presidente Lula concedeu a insígnia da Ordem de Rio Branco ao indigenista brasileiro Bruno Pereira e ao jornalista britânico Dom Phillips, assassinados em junho de 2022, no Vale do Javari, no Amazonas.

A Ordem de Rio Branco é uma das mais altas condecorações do governo brasileiro, que tem o objetivo de “distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas” e “estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção”. O governo federal concedeu a Bruno e Dom a insígnia pela categoria de Comendador.

Na cerimônia, estavam presentes Alessandra Sampaio, viúva de Dom Phillips, e Beatriz Matos, viúva de Bruno Pereira, que receberam as homenagens. Outras personalidades também receberam a condecoração, como a primeira-dama Janja e outros ministros do governo federal.

Bruno Pereira e Dom Phillips foram executados a tiros em junho de 2022, enquanto investigavam pesca ilegal na Amazônia. Eles teriam sido emboscados por causa de seus trabalhos investigativos na região. O caso, que é monitorado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e pelo Programa Tim Lopes, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), segue sem muitas respostas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments