Levantamento elaborado pelo Notícias da TV (UOL) nos últimos 45 dias revelou que a Globo viu explodir o número de disputas judiciais trabalhistas: São mais de 17 mil processos, da Justiça do Trabalho e da esfera cível, sendo a grande maioria de ex-funcionários de diversas áreas da emissora.

Segundo a pesquisa, os processos aumentaram após a implementação do projeto Uma só Globo, que unificou as empresas do grupo. Desde 2017, quando a iniciativa teve início, foram mais de 4 mil novas ações protocoladas por ex-funcionários. O pedido mais frequente nas ações é de comprovação de vínculo empregatício para contratados como Pessoa Jurídica (PJ).

Muitos dos processos alegam acúmulo de funções, em especial no Jornalismo: PJs contratados como repórteres ou editores, por exemplo, alegam que trabalharam também em outras funções sem ganhar a mais por isso.

Segundo o Notícias da TV, a maioria dos casos deve ser julgada nos próximos dois anos, o que pode gerar uma dor de cabeça para a emissora. O advogado trabalhista Juliano Santana disse ao site que “a quantidade de processos impressiona até mesmo para uma empresa do tamanho da Globo. A depender do número de condenações, a empresa precisa se preparar e equalizar gastos para cumprir os seus compromissos”.

Procurada pela reportagem, a Globo declarou que não comenta detalhes sobre processos judiciais e que o volume de ações “é compatível com o tamanho da empresa e que o acompanhamento das contingências é feito seguindo as melhores práticas do mercado”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments