Fernando Rodrigues e Chico Otávio abordarão caso Swissleaks no Congresso da Abraji

Fernando Rodrigues (UOL) e Chico Otávio (O Globo) abordarão no Congresso da Abraji, em 2/7, das 9h às 10h30, o Swissleaks, caso do maior vazamento de contas bancárias da história, ocorrido na agência private bank do HSBC de Genebra em 2008 e que se tornou público recentemente.

Entre os tópicos abordados estarão o processo da montagem de bancos de dados, como foram feitas as checagens, quem participou, quanto tempo durou o processo e quais foram os critérios para divulgar determinadas informações.

O caso veio a público por meio do trabalho de uma rede colaborativa de jornalistas do mundo inteiro, coordenado pelo International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ) e apoiado pelo jornal francês Le Monde.

Conforme Rodrigues apontou em seu blog, o caso procura mostrar falhas sistêmicas acontecidas dentro do banco, como funcionários que auxiliavam clientes a sonegar impostos e praticar evasão de dívidas dentro de seus países, e não puramente divulgar nomes de donos de contas. Portal dos Jornalistas e Jornalistas&Cia dão apoio de divulgação ao Congresso da Abraji.