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terça-feira, abril 23, 2024

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The Communication (R)evolution: RBS apresenta investigação conduzida por Flávia Moraes

O Grupo RBS apresentou ao público nesta 3a.feira (16/12), durante o evento VOX,  os resultados da investigação The Communication (R)evolution, conduzida por Flavia Moraes, cineasta e diretora-geral de Inovação e Linguagem do Grupo. O estudo aponta novos caminhos para a indústria da comunicação e traz 11 premissas para o setor (veja abaixo). Flávia entrevistou mais de 150 profissionais de diversas áreas e perfis entre julho de 2013 e maio deste ano em cidades do Brasil e do exterior, entre eles Nick Bilton, colunista e repórter do New York Times, e James Canton, futurista que colabora com a Casa Branca e com a Apple e é CEO do Institute of Global Futures. A plataforma onde a investigação está disponível contém hoje 50% do material captado, segundo Flávia Moraes, e continuará a ser ampliada. “Seguiremos alimentando constantemente o site. Vale lembrar também que as premissas que acabamos de revelar não pretendem ser uma fórmula para o futuro. Elas são um índice, um indexador concebido a partir dos assuntos recorrentes nas entrevistas. O grande valor desse trabalho está na colaboração de centenas de profissionais e entrevistas que, a partir deste momento, estão acessíveis a todos”, disse Flávia durante o evento.   As 11 premissas apontadas pela investigação The Communication (R)evolution:   #Be True (Seja Verdadeiro) – Você está numa vitrine 24X7. O que o separa da sua audiência é uma linha cada vez mais tênue e transparente. Posicione-se clara e autenticamente. Seus interlocutores estão cada vez mais preparados para identificar erros. Se errar, admita. Seja verdadeiro. Autenticidade e coragem encantam. O falso é démodé. #Be Trusted (Seja Confiável) – Informação e tecnologia são commodities e ponto final. A sua audiência precisa de curadores criteriosos e confiáveis, e confiabilidade se constrói através de relações de mão dupla. Em meio ao Data-Tsunami em que vivemos, assuma o compromisso de filtrar, informar e surpreender. Antecipe-se, descubra o que seu público quer, necessita e ainda não sabe. #Be Part (Seja Parte) – A cultura da participação rejeita fortalezas, muros altos e intransponíveis. O encastelamento é inaceitável: onde ainda é muralha, construa aberturas. Participe, compartilhe, aproxime-se, humanize-se. Você tem todos os meios e os melhores motivos para fazer parte. Logue-se logo, e descubra as múltiplas oportunidades que esse o mundo multidimensional oferece. #Think Plural (Pense Plural) – Dualismo e bipolarização são comprovadamente restritivos. Ajude a construir uma cultura do diálogo e da criação coletiva em diferentes plataformas. Pense conceitos abertos, flexíveis, múltiplos. Rejeite verdades absolutas. Nenhuma merece crédito. A verdade é multifacetada e permite variadas interpretações e narrativas. Aprenda a contextualizar. #Think Mobile (Pense Mobile) – O mundo está em nuvem, acessível e sem fronteiras e há fortes indícios de que poderá estar, num futuro próximo, em outro lugar igualmente improvável. Aceite o inimaginável. Assuma a possibilidade de novos formatos e novas configurações; mobile é convívio, conveniência, é recriar experiências. Pense mobile e subverta antigas concepções de tempo e espaço. #Be Beta (Seja Beta) – As versões beta subvertem a lógica dos cronogramas industriais e ajudam consumidores a satisfazer o desejo de interagir com quem produz. Beta pressupõe questionamento, autocrítica e abertura para a mudança. Não case com as suas ideias, seja permeável, insatisfeito, incansável. O definitivo é provisório. Só o estado beta é permanente. #Think Ahead (Pense à Frente) – Abandone as zonas de conforto e as certezas reducionistas do passado. Evite as fronteiras construídas pelo chamado senso comum. A vida produz erros e acertos, aprenda com ambos. Vá em frente, inovação é coragem, experimentação, aprendizado e risco. E o lucro, é a remuneração do risco. #Think Higher (Pense Mais Alto) – Eleve o pensamento atribuindo aos seus propósitos significados mais nobres. Business também existem para servir e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Transparência, responsabilidade social e gratidão são moedas fortes. Elas criam um círculo virtuoso comprovadamente eficaz para os negócios. O lucro não perdeu a importância. Apenas não é mais a única razão de ser das empresas #Be Colaborative (Seja Colaborativo) – A era digital fragmentou o mercado de trabalho. Babyboomers, gerações X, Y ou Z, ligadas à corporações ou a home-offices, precisam construir alianças e aprender a operar em rede. Entenda que hoje o valor está no comprometimento coletivo, na colaboração e na qualidade do que você e seus aliados entregam #Be Intuitive (Seja Intuitivo) – Intuir significa olhar com atenção, ver com todos os sentidos. A sabedoria resulta deste olhar atento e observador. A intuição revela, antecipa, prediz, subverte e busca as respostas onde elas geralmente estão: no espaço invisível que conecta um acontecimento ao outro. Liberte-se das amarras do pensamento cartesiano. Demostre com a lógica, descubra com a intuição #Be Useful (Seja Útil) – Utilidade é um valor subjetivo diretamente relacionado a um grau de satisfação. Portanto, utilidade é percepção. Ela não está no que você realiza, mas no modo como o que você realiza é percebido. Use as premissas deste estudo para aumentar nos outros a percepção de utilidade naquilo que você faz e descubra em The Communication (R)evolution conhecimento capaz de fazer diferença na sua vida, e na vida dos demais.

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