A Agência de Conteúdo Eco Nordeste, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, lançou o projeto ma.to.pi.ba., iniciativa que tem o objetivo de revelar outras facetas da região formada pelos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a maior área de expansão agrícola do Brasil.

O projeto, multimídia, trará matérias, reportagens, podcasts, webstories e newsletters sobre o outro lado de uma região fortíssima no setor agrícola. Os conteúdos abordarão desmatamento, mudanças climáticas, poluição, doenças provocadas por agrotóxicos, conflitos territoriais, violação de direitos indígenas e quilombolas, pobreza e desigualdades sociais decorrentes da concentração de terra, capital e tecnologias, entre outros assuntos.

A equipe do projeto ma.to.pi.ba. é composta pelos repórteres Alice Sales e Victor Moura e a fotógrafa Camila de Almeida, com edição de Verônica Falcão e coordenação geral de Maristela Crispim, editora-chefe da Eco Nordeste. Líliam Cunha assume a Assessoria de Comunicação, Isabelli Fernandes será a editora de podcasts e Andréia Vitório fará o gerenciamento das redes sociais. Flávia P. Gurgel é responsável pelo design do projeto.

“Esta é uma cobertura jornalística necessária, visto que o conteúdo noticioso nesta importante região do País, que transita entre o Nordeste e o Norte, envolta em três biomas, Amazônia, Caatinga e Cerrado, se resume ao agro, seja na defesa ou na oposição. Não vai além. Não trata de sua diversidade, riquezas naturais, serviços ecossistêmicos. E mais: não aponta caminhos diferentes para a garantia de um desenvolvimento sustentável e resiliência climática nesta região cheia de singularidades”, afirmou Maristela Crispim.

Leia mais sobre o novo projeto no site da Eco Nordeste.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments