9.1 C
Nova Iorque
sábado, abril 20, 2024

Buy now

Documentário “Confinado” revive a passagem de Hélio Fernandes por Pirassununga

Mário Rezende, nascido em Pirassununga, no interior de São Paulo, desde cedo ouviu contar a história do isolamento de Hélio Fernandes na cidade. Agora, produziu o documentário Confinado, com 30 minutos, que traz os depoimentos de parentes e amigos sobre esse episódio na vida do jornalista e empresário.

Hélio Fernandes

Em 1962, Fernandes adquiriu o jornal Tribuna da Imprensa, que pertencia a Carlos Lacerda, e permaneceu à frente da publicação até 2008, quando encerrou as edições impressas. Em 1967, sem condenação judicial, foi enviado a Fernando de Noronha para um período de confinamento. Um mês depois, o governo militar transferiu Fernandes para um quartel em Pirassununga, tema do documentário.

Na opinião de Luís Erlanger, “um dos jornalistas mais vezes preso na história do Brasil, único julgado pelo STF (…), um grande polemista, implacável com outros veículos da imprensa (…), sua história profissional confunde-se com a própria história da briguenta e resistente Tribuna da Imprensa”.

A data de 11/1/1921 é considerada a oficial para as comemorações do seu centenário. Fernandes ainda escreve comentários de análise política em seu perfil no Facebook.

Rezende trabalha na Band e foi de Globo, SBT e Record. A notícia é de Mauricio Stycer, no UOL. O documentário pode ser visto aqui.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese