9.3 C
Nova Iorque
sábado, abril 20, 2024

Buy now

Cruz Vermelha Internacional lança prêmio de jornalismo no Brasil

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), organização humanitária global com mais de 150 anos, lança neste sábado (10/6) o Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional. O objetivo é incentivar a criação de mais conteúdo jornalístico sobre temas humanitários na imprensa brasileira.

“Queremos oferecer um reconhecimento ao trabalho jornalístico que ultrapasse o front de guerra e mostre a problemática humanitária dos conflitos, isto é, o lado das vítimas”, explica Lorenzo Caraffi, chefe da Delegação do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Serão premiados trabalhos que destaquem temas internacionais humanitários, com foco nas vítimas, publicados entre 1º de janeiro de 2016 e 31 de julho de 2017. Entre esses temas estão assuntos humanitários em conflitos armados e reportagens que fazem referência à aplicação das normas do Direito Internacional Humanitário, também conhecidas como “regras da guerra”.

O conteúdo inscrito também pode referir-se ao impacto humano dos conflitos, em particular a assistência humanitária (entrega de alimentos, de medicamentos, atenção à saúde, fornecimento de água potável), migração, refúgio, desaparecimentos em situação de conflitos armados, ataques a missões médicas e violência sexual em situação de conflitos armados.

O primeiro colocado terá a oportunidade de cobrir durante uma semana alguma região na qual o CICV atua, enquanto segundo e o terceiro lugar receberão, respectivamente, prêmios de R$ 5 mil e R$ 4 mil. Nesta primeira edição, só haverá uma categoria de premiação – no qual poderão ser inscritas reportagens produzidas para qualquer meio (impresso, televisão, rádio ou multimídia). O período de inscrição se encerra em 10 de agosto.

Mais informações e inscrições no www.icrc.org.

 

Publicidade

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese