Encerrada a votação em 1º de setembro, divulgamos na edição de Jornalistas&Cia os vencedores da eleição para o Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, fruto de parceria de J&Cia e Portal dos Jornalistas com o Einstein. O Prêmio elegeu, em dois turnos de votação, profissionais e veículos de comunicação dedicados àquelas três áreas de atuação. Entre os profissionais, os TOP 25 Brasil e os TOP 3 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; e entre os veículos, os TOP 3 em oito categorias.

No total, 60 jornalistas foram para a finalíssima, tendo sido eleitos os TOP 26 – e não 25, devido a um empate. Esses jornalistas representam 18 veículos. As primeiras posições, de onde sairão os TOP 5 +Admirados, tiveram alternância durante toda a votação, principalmente o 1º lugar, que foi ocupado por três profissionais diferentes ao longo das duas semanas de votação da segunda fase. A ressaltar o fato de que as mulheres dominaram os TOP 26; foram 23, o que demonstra a força feminina nesse tipo de cobertura.

Nas categorias regionais, foram eleitos 15 jornalistas, que representam 14 veículos. Todas as categorias foram bem disputadas e com alternância na liderança durante as duas semanas do segundo turno. O destaque foi a Região Norte, em que a diferença entre 1º e 2º colocados foi mínima e decidida nas últimas horas de votação. Também nas regionais as mulheres predominaram: 11, contra apenas quatro homens eleitos.

No que se refere a veículos, 25 foram eleitos nas oito categorias, quatro deles em mais de uma: Portal Drauzio Varella, em Site/Blog, Canal Digital e Podcast; Fapesp, em Agência de Notícias e Veículo Impresso Especializado; já a BBC News Brasil está no TOP 3 em Canal Digital e Site/Blog; por último, o Grupo Estado, que figurou nas listas de Veículo Impresso e Agência de Notícias. Confira os vencedores da página 2 em diante.

“O prêmio é uma forma de reconhecer a importância do trabalho dos profissionais, a seriedade jornalística e o compromisso de levar informação de qualidade para a sociedade”, diz Debora Pratali, diretora de Comunicação Institucional do Einstein. “Queremos, com esse reconhecimento, valorizar a atuação dos jornalistas e veículos na cobertura de saúde e ciência no País, nesta missão de provocar debates, reflexões e de empoderar as pessoas por meio do compartilhamento do conhecimento”.

Confira a lista completa dos vencedores!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments