A 16ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que a Abraji promoverá de 23 a 29 de agosto, terá entre suas principais atrações dois encontros que discutirão o papel da imprensa na apuração de casos de abusos sexuais promovidos por grandes empresários. Dividido em duas partes, o painel Abusos sexuais em grandes redes de poder abordará os casos do bilionário norte-americano Jeffrey Epstein e do fundador das Casas Bahia Samuel Klein e seu filho Saul. Ambas as mesas serão no dia 26/8 (quinta-feira).

Jeffrey Epstein, Samuel Klein e Saul Klein
Jeffrey Epstein, Samuel Klein e Saul Klein

A primeira parte, sobre o caso Epstein, terá início às 11h20 (horário de Brasília) e contará com a participação da jornalista investigativa Julie K. Brown, do Miami Herald.

Condenado a 18 anos de prisão em 2008 por abusar sexualmente de uma adolescente, Epstein foi liberado após 13 meses em consequência de um acordo legal. O caso, porém, foi reaberto depois da publicação de uma reportagem de Julie, em novembro de 2018, que revelava detalhes de uma nova acusação, desta vez por prostituição de uma menor de 14 anos.

Preso novamente em julho de 2019 por causa desta denúncia, e de outros 60 casos que surgiram mais tarde, Epstein foi encontrado morto em sua cela 35 dias mais tarde com marcas em volta do pescoço. Segundo o The New York Times, ele teria cometido suicídio.

Além da segunda prisão do empresário, a reabertura do caso resultou na renúncia do secretário do Trabalho dos Estados Unidos no governo Trump, Alexander Acosta. Ele era procurador federal na época dos casos de abuso e a apuração de Brown mostrou que ele foi o responsável pelos acordos com os advogados que mantiveram Epstein solto.

Por sua investigação, Julie ganhou reconhecimentos como o Prêmio George Polk, e lançou o livro Perversion of Justice: The Jeffrey Epstein Story (Perversão da Justiça: a história de Jeffrey Epstein, em tradução livre). O caso também inspirou uma série documental lançada em 2020 pela Netflix. A mesa-redonda terá mediação de Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, da Abraji.

Mais tarde, às 12h20, a segunda parte do encontro receberá Andrea Dip e Thiago Domenici, da Agência Pública, e Pedro Lopes, do UOL, que falarão sobre o recém-divulgado caso envolvendo os empresários Samuel Klein e seu filho Saul.

No caso do patriarca, fundador da Casas Bahia, o esquema envolvia abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. E, segundo as denúncias divulgadas pelos dois veículos, incluía recrutamento, transporte e até pagamento em bilhetes que valiam itens em suas lojas para meninas de classes sociais mais baixas. Esses abusos foram citados durante as investigações contra Saul Klein.

O empresário Saul Klein foi acusado de aliciamento e estupro de 14 mulheres. As vítimas revelaram que foram condicionadas a um cenário de pressão e dependência psicológica diante de seu grande poder financeiro. Saul teve seu passaporte retido pela Justiça e impedido de contatar as 14 vítimas. A mesa terá mediação de Amanda Rossi, que faz parte da diretoria da Abraji.

O 16º Congresso da Abraji conta com os apoios institucionais deste Portal dos Jornalistas e de Jornalistas&Cia.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments