A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) anunciou no começo do mês a criação de uma Mesa de Trabalho Conjunta para monitorar ações ligadas às medidas cautelares concedidas no caso dos assassinatos de Dom Phillips e Bruno Pereira, mortos a tiros em junho de 2022 enquanto investigavam pesca ilegal na Amazônia.

Nos próximos dois meses, o grupo vai elaborar um plano de ação para garantir investigações mais rápidas e transparentes sobre os responsáveis pelos assassinatos, além de incentivar medidas para acabar com violações de direitos humanos na região do Vale do Javari, e garantir a segurança de jornalistas e defensores de direitos humanos.

A Mesa de Trabalho é fruto de uma proposta conjunta do governo brasileiro com os beneficiários das medidas de proteção e organizações defensoras da liberdade de expressão e de imprensa. São elas Artigo 19 Brasil e América do Sul, Alianza Regional por la Libre Expresión e Información, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Instituto Vladimir Herzog, Instituto Tornavoz, Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, Repórteres Sem Fronteiras, Univaja e Washington Brazil Office.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments