Pesquisa realizada pela Hibou, empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, revelou que a maioria dos brasileiros defende a importância de combater as fake news. O estudo aponta que 70% acreditam que as redes sociais devem ser responsabilizadas pela disseminação de desinformação, enquanto 39% defendem que elas assumam total responsabilidade pelo conteúdo postado. Além disso, 60% discordam da decisão da Meta de deixar o combate à desinformação a cargo da comunidade.

Segundo o estudo, Facebook lidera como a plataforma mais associada à disseminação de fake news (45%), seguido por WhatsApp (42%) e Instagram (39%). TikTok (35%) e X (34%) também aparecem entre as principais menções. A pesquisa destaca ainda que a prevenção é um hábito frequente, com 51% dos brasileiros verificando a fonte antes de compartilhar notícias. Contudo, 13% ainda repassam conteúdo sem checar. Títulos sensacionalistas, falta de validação cruzada e sites de baixa credibilidade são os principais sinais de alerta, enquanto apenas 7% confiam em informações divulgadas por influenciadores.

Além de desinformar, elas prejudicam a percepção das marcas. Para 26% dos consumidores, produtos anunciados próximos a notícias falsas perdem apelo, e 32% acreditam que as empresas financiam indiretamente a desinformação, ressaltando a necessidade de práticas mais responsáveis no marketing digital.

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