9.1 C
Nova Iorque
quinta-feira, março 28, 2024

Buy now

BNDES financia serviços de editoração de livros

Condições oferecidas pelo BNDES são melhores do que o crédito bancário comum

 

O BNDES incluiu serviços de editoração de livros destinados a publicação, nos formatos impresso e digital, como itens passíveis de financiamento por meio do Cartão BNDES. Entre os novos itens que podem ser financiados estão: revisão e preparação de texto, incluindo tradução; projeto gráfico e de arte, incluindo capas e ilustrações; diagramação e paginação, incluindo etapas de pré-impressão; conversão de conteúdo para formato digital; e serviços de catalogação.

Para se credenciarem como fornecedoras desses serviços no portal do Cartão BNDES, as empresas precisam atender a alguns critérios. Entre eles ter CNPJ há dois anos, site próprio e comprovar serviços prestados a pelo menos três empresas.

Devem ainda ser cadastradas na Receita Federal em CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que as credencie a prestar serviços de edição de livros; edição integrada à impressão (de livros, jornais, revistas ou outras publicações); pré-impressão; tradução, interpretação, revisão e similares; e atividades de artistas plásticos, jornalistas independentes e escritores. Não podem se credenciar agências de publicidade, comunicação e webdesign.

Os itens dos novos financiamentos representam custos relevantes na cadeia produtiva do livro. Com isso, o banco amplia o apoio ao setor editorial, completando as linhas de crédito – que já existiam – para a impressão de livros e a aquisição de papel destinado à produção de livros.

Entre os objetivos desse lançamento está trazer para o mercado, em formato digital, obras esgotadas no formato impresso. E também estimular novos negócios, bibliotecas digitais e serviços de streaming (arquivos de áudio e vídeo na internet), agregando mais valor à cadeia do livro.

Com base em pesquisa de produção e vendas do setor editorial brasileiro, levantamento realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da USP, o BNDES estima em R$ 52 milhões ao ano o potencial de contratação desses serviços.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese