17 C
Nova Iorque
quarta-feira, abril 24, 2024

Buy now

Bienal do Livro e a maratona de atividades para estimular a leitura

A 18ª Bienal do Livro Rio começa nesta quinta-feira (31/8) e se estende até 10 de setembro. Realizada no RioCentro (av. Salvador Allende, 6.555, na Barra da Tijuca), tem como foco a literatura brasileira. São 330 autores e alguns convidados estrangeiros, 350 horas de programação cultural e 190 atividades envolvendo o universo literário. Os números mostram que a Bienal do Livro é o terceiro maior evento, em termos de público, do calendário carioca, com 700 mil visitantes, perdendo apenas para o Réveillon e o Carnaval.

A comunicação está a cargo da Approach, no 21-3461-4616, ramais 133 e 181 e e-mail genérico [email protected]. No atendimento, Adriane Constante (21-972-893-956 e adriane.constante@), Marina Mendes (marina.mendes@) e Cintia Magalhães (cintia.magalhaes@).

Muitos jornalistas na programação do Café Literário

No já tradicional Café Literário, serão 31 sessões com 110 autores, debatendo temas como gênero, igualdade racial, reforma política, pós-verdade e novos modelos de ensino. No espaço, com capacidade para 220 pessoas, sempre no Pavilhão 3 Azul, grandes nomes da literatura serão objeto de sessões específicas, como o poeta Ferreira Gullar e o escritor Lima Barreto. Haverá também sessões sobre autores contemporâneos, de prosa, poesia e de crônicas. Sem jornalistas, haverá dois Cafezinhos Literários para o público infantil – crianças de seis a 12 anos – e seus pais.

Logo na abertura, em 31/8 (quinta-feira), Mànya Millen será mediadora do debate Trajetórias editoriais, com os editores Luiz Schwarcz, Alberto Martins e Cristina Zahar, às 17 horas.

No dia seguinte (1º/9), Cristiane Costa medeia a discussão sobre A poesia de Ferreira Gullar, às 17 horas. Nesse mesmo dia, às 19h, a mesa Feminismo hoje traz a paranense Giovana Madalosso e Antonia Pellegrino, com mediação de Marina Gonçalves, de O Globo, para falarem sobre vitórias e pendências do feminismo.

No sábado (2/9), Paulo Werneck – curador de duas edições da Flip – medeia o painel Religião e modernidade, às 13 horas. Mais tarde, às 17h, ele coordena a fala da historiadora Lilia Schawarcz, autora da biografia de Lima Barreto. Às 19h30, Carlos Marcelo Carvalho, do Estado de Minas, recebe Fernando Gabeira e Deltan Dallagnol para analisarem A Lava-Jato e a democracia brasileira.

> Domingo (3/9) é dia de Mariana Filgueiras receber quatro pioneiros dos blogs, clubes do livro, resenhas online e outras formas de contato entre leitores e livros, na mesa Novos canais literários, ao meio-dia. Logo depois, às 14h, é a vez de Julia Duailibi, da piauí, receber um político e um cientista político para a discussão Reforma política, sim, mas qual?. No final da tarde, às 18h30, Écio Salles, da Festa Literária das Periferias (Flupp), debate o preconceito com Muniz Sodré, Martinho da Vila e outras personalidades da cultura negra.

Em 5/9 tem gastronomia às 19h, a Bendita panelinha, com mediação de Alice Granato. No dia seguinte, às 17h, de novo Mariana Filgueiras discute Grandes lançamentos com quatro autores brasileiros, entre eles Heloísa Seixas. Às 19h30, Rodrigo Casarin recebe Mary Del Priore e outros autores de romances históricos recém-lançados.

Movimentação nos últimos dias

Ainda no Café Literário, no feriado de 7/9, às 11h, Maria Cristina Fernandes trata dos 100 Anos da Revolução Russa, com convidados, e a repercussão na história mundial. Às 15h, Paulo Werneck volta para mediar, com Leusa Araújo e outros, Erotismo e literatura. Às 17h, Matthew Shirts, americano que pode ser lido na Veja São Paulo, faz mediação de Histórias de vida, com Jotabê Medeiros e PC Guimarães¸ biógrafos, respectivamente, do músico Belchior e do jornalista esportivo Sandro Moreyra. Shirts continua, às 19h30, com Futuro sustentável, para falar de sustentabilidade no espaço integralmente ocupado por jornalistas: André Trigueiro, Maurício de Paiva e Sérgio Túlio Caldas.

Em 8/9, Pedro Henrique França é o mediador de Concordância de gêneros, em que a baiana Lícia Loltran, autora de um livro-reportagem sobre o tema, e outros convidados discutem as liberdades individuais, às 17 horas. Às 19h30, Álvaro da Costa e Silva recebe Marcelo Moutinho e outros para falarem de 100 Anos do samba, e a força do que é talvez o maior símbolo da cultura brasileira.

Em 9/9, os debates não param. Renata Megale medeia Novas políticas sobre drogas às 12 horas. Logo depois, às 13h, é a vez de Fernanda Diamant reunir os editores Fabiano Curi (da Carambaia), Tatiana Kely (da Oito e Meio), Karla Melo (da Confraria do Vento) e Flávio Moura (da Companhia das Letras) para falarem sobre suas Novas editoras. Às 15h, Arnaldo Bloch recebe Fabrício Carpinejar, Raphael Montes e Afonso Borges (os dois últimos podem ser lidos no Globo) discorrendo sobre Cronistas contemporâneos e a capacidade de identificar, no cotidiano, os traços que marcam uma época. João Gabriel de Lima recebe, às 17h, Daniela Pinheiro e Leandro Karnal, discutindo A pós-verdade: fatos e narrativas, e os impactos dos boatos que proliferam na internet. Fechando a programação do dia, às 19h30, Artur Xexéo, Joaquim Ferreira dos Santos e Patrícia Kogut, sob mediação de José Godoy, abordam Histórias da TV e sociedade.

No encerramento (10/9), ainda há boas atrações. Às 14h, Charles Duhigg, repórter do New York Times e ganhador de um Pullitzer, bate papo sobre reprogramar as atitudes para se tornar uma pessoa melhor. A mediação é de Samy Dana, comentarista do Conta Corrente da GloboNews. O casal Miriam Leitão e Sérgio Abranches vai, às 16h, discorrer sobre A era do imprevisto e os novos paradigmas para a transição histórica que vivemos, mediados por Marcelo Pimentel Lins. Às 18h30, Edney Silvestre recebe Ruy Castro para analisar os 90 Anos de Tom Jobim.

Encontro com autores tem bate-papos descontraídos

No Pavilhão 4 Verde, o Encontro com autores oferece a oportunidade de conversas descontraídas e divertidas. Em 1º/9, Simone Magno medeia o Bate-papo com Ziraldo, em que um dos autores mais queridos do Brasil fala sobre seu último lançamento. No dia seguinte, Frini Georgakopoulos, a jornalista dos eventos literários, recebe Mauricio de Sousa em Vamos pensar um pouco?, sobre a importância da reflexão, às 17h30. Antes disso, no mesmo dia 2, às 15h, Paula Hawkins – britânica nascida no Zimbabwe, jornalista durante 15 anos até se decidir exclusivamente pela literatura – participa da mesa Em novos caminhos, sobre o processo de escrita e criação. Editada pela Record, terá sessão de autógrafos às 18h30.

Em 6/9, às 15h, o encontro é com a repórter Daiana Garbin, que conversa sobre alimentação e vida saudável. O encontro de 8/9, às 19h, é com Charles Duhigg, repórter do New York Times e premiado autor de livros sobre comportamento. No sábado (9/9), Carolina Munhóz, autora infanto-juvenil, fala, às 11h30, sobre A fantasia dentro e fora do Brasil. No dia 10/9, o autor Eduardo Spohr, o ilustrador Affonso Solano e o cineasta André Vianco revelam as ferramentas criativas aplicadas em seu trabalho, às 15h, em Criando mundos fantásticos. Mais tarde, às 18h, Maurício de Sousa conversa com outros responsáveis pelo último lançamento da Turma da Mônica.

Arena #SemFiltro é o espaço jovem

A Arena Jovem foi reformulada e vai ocupar um espaço de 400 m2, com o nome de #SemFiltro, para conectar as diversas gerações de juventudes em torno de temas como feminismo, moda e comportamento, intercâmbio cultural, jogos, ideologia, orientação e diversidade sexual. Serão 26 conversas sobre diversos temas, sem restrições e com a participação da plateia. Em todos os dias, Bruno Levinson atua como mediador.

A editora Record traz a americana Gayle Forman, consagrada pelos romances juvenis que até foram tema de filme, para lançar Quando eu parti, livro que só em novembro chega às livrarias. A personagem principal é uma jornalista que trabalha numa revista feminina. A autora colabora com Seventeen, Cosmopolitan e Elle. Ela estará na arena às 17h, no feriado de 7/9, entrevistada pela escritora Paula Pimenta e a cineasta Rosane Svartman.

No dia 6/9, às 17h, o repórter Chandy Teixeira, do Globo Esporte e do SporTV, entrevista o youtuber RezendeEvil, que ganha a vida com videogames. Thalita Rebouças, dos best seller para adolescentes, estará na arena em 5/9, às 12h, e depois, em 10/9, às 18 horas. #SemFiltro recebe também Fernanda Young, Hélio de la Peña, Kéfera e Marcelo Tas.

E ainda…

O espaco Geek & Quadrinhos é uma área livre para a cultura nerd, com realidade aumentada, jogos de tabuleiro, batalha ilustrada e cosplay. No dia 9/9, às 16h, quatro autores jovens, sob mediação de Affonso Solano, estarão na mesa Publiquei! E agora?, sobre ferramentas de publicação independente.

No espaço infantil Entreletras, a área de 500m2 terá um cenário para brincar e interagir, e um teatro para apresentação do espetáculo O mundo das letras.

Dia 1º/9 realiza-se o Encontro Internacional de Profissionais do Livro. A curadoria, assinada pelo PublishNews, portal de informações e notícias sobre o setor, vai tratar dos temas relevantes para a indústria do livro e trará ao Brasil Edward Nawotka, editor da revista americana Publishers Weekly. O encontro vai discutir temas como o censo do livro digital no Brasil e as novas tendências em consolidação (audiolivros, impressão por demanda) entre outros assuntos.

O 2º Fórum de Educação, nos dias 4 e 5/9, tem curadoria do canal Futura e palestras inspiradoras com convidados. Serão dois dias de debates sobre assuntos relacionados à área, como Juventudes e Educação, conduzido por Flávia Oliveira e o educador Tião Rocha.

 

Por Cristina Carvalho

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese