A Associação de Jornalismo Digital e a Repórter Brasil lançaram o Guia básico de financiamento do jornalismo digital brasileiro, que tem o objetivo de ajudar organizações jornalísticas a atraírem investidores e criarem laços com entidades filantrópicas.

O guia, gratuito e aberto a todos os interessados, traz dicas para veículos conseguirem financiamento para novos produtos ou diferentes fontes de receita. A iniciativa foca em um tipo de receita: doações feitas por organizações filantrópicas por meio de editais, na qual os veículos são convidados a apresentar projetos, normalmente com prazo, valor e formato determinados.

Natalia Silva, responsável pela pesquisa do guia, entrevistou profissionais que gerenciam programas de financiamento de projetos jornalísticos e fundadores de startups de mídia, que forneceram dicas sobre como encontrar financiadores.

O guia está dividido em sete grandes tópicos: noções iniciais, como encontrar o financiador ideal, quem são eles e onde estão, o que fazer antes de procurar financiadores (preparação e planejamento), os caminhos até o financiamento, como apresentar bem o seu projeto para um potencial financiador e como manter uma boa relação com o financiador.

Além de dicas de especialistas, institutos, fundações e ONGs, o guia traz um mapeamento de 38 organizações que têm potencial para financiar projetos jornalísticos, separadas por temas como meio ambiente, direitos humanos, equidade de gênero, entre outros.

Acesse o guia aqui.

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