A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) disponibilizou um treinamento gratuito sobre segurança física para jornalistas de todo o Brasil. O curso foi ministrado originalmente em junho pela RPS Training Solutions, empresa especializada em proteção, segurança e treinamento médico.

Disponível no canal da Abraji no YouTube, tem cinco episódios: Planejamento e preparação, Vigilância, Primeiros socorros, Conhecimento sobre coletes e armas, e Gerenciamento de conflitos. A ideia é ajudar os jornalistas a enfrentar situações de violência.

As aulas abordam temas como a execução de uma pauta de risco, como estabelecer limites de segurança, cuidados necessários para evitar vigilâncias e perseguições, como lidar com situações de conflito durante uma cobertura, entre outros.

“Ao disponibilizar a gravação desse curso, o objetivo da Abraji é permitir que mais jornalistas e comunicadores se preparem para lidar com a violência, que infelizmente tem marcado o exercício da profissão”, afirmou Katia Brembatti, presidente da Abraji. “Esperamos de alguma forma mitigar os danos causados por essa onda de ataques”.

Vale lembrar que a entidade registrou 353 casos de violações à liberdade de imprensa em 2022, sendo 81 de violência física, destruição de equipamentos, ameaças e até assassinatos.

Confira o treinamento aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments