Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

Conteúdos criados com inteligência artificial – textos, imagens, vídeos e áudios cada vez mais realistas – não se limitam a deixar as pessoas inseguras e desconfiadas do que veem online. Segundo um novo relatório da YouGov, em parceria com a Meltwater, a preocupação mais ampla é que o público, de forma geral, tenha cada vez mais dificuldade para distinguir conteúdos reais daqueles gerados por máquinas.

O estudo Trust in the Age of Generative AI ouviu 9.869 adultos em Austrália, Canadá, França, Alemanha, Singapura, Reino Unido e Estados Unidos.

Entre os entrevistados, 58% dizem confiar na própria capacidade de identificar conteúdos produzidos por IA. Ao mesmo tempo, 87% afirmam estar preocupados com a dificuldade que as pessoas terão para distinguir o que é real do que foi criado por inteligência artificial.

“A revolução da IA generativa não é apenas uma mudança tecnológica; é um desafio de confiança”, diz Andrew Farmer, diretor global de Relações Públicas e Editorial da YouGov.

O receio mais citado pelos participantes da pesquisa está relacionado ao uso da inteligência artificial para criar notícias falsas ou golpes. Segundo o levantamento, 73% dos entrevistados demonstram preocupação com esse tipo de uso da tecnologia. Outros 69% temem que conteúdos produzidos por IA disseminem informações incorretas ou propositalmente enganosas. Já 67% acreditam que ficará cada vez mais difícil distinguir materiais produzidos por pessoas daqueles gerados por inteligência artificial.

O estudo também aponta preocupações relacionadas ao funcionamento dessas ferramentas. Entre os entrevistados, 63% receiam que sistemas de IA copiem ou reutilizem trabalhos de outras pessoas sem o devido crédito. Outros 58% demonstram preocupação com o uso de dados pessoais ou sensíveis sem autorização, enquanto 55% temem que a IA reproduza discriminação ou pontos de vista injustos.

Leia a matéria completa em MediaTalks.


Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.

Esta semana em MediaTalks

Suprema Corte dos EUA suspende ordem para jornalista revelar fonte de matéria ou pagar multa de R$ 4 mil por dia. Leia mais

Pulitzer Center oferece bolsas de até US$ 25 mil para jornalistas investigarem impactos da IA; saiba como se inscrever.

Ex-diretora que denunciou Facebook em livro processa Meta por ordem de silêncio e perseguição. Leia mais


0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários