O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) abriu, em parceria com a Oboré, as inscrições para o 21° Curso de Jornalismo em Guerra e Violência Armada. Podem se inscrever até 30/6 estudantes de graduação em Comunicação de todo o Brasil. Serão selecionados 50 participantes, com atividades online e gratuita aos sábados, de 23/7 a 27 de agosto.

Desde 2001 o curso reúne trabalhadores humanitários, juristas, policiais e jornalistas para tratar sobre os desafios humanitários no Brasil e no mundo. A formação aborda também as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência e o trabalho de cobertura humanitária nesses contextos. O curso também apresenta a linha de desafios humanitários do CICV, que atua em mais de 100 países.

A iniciativa, que faz parte do Projeto Repórter do Futuro da Oboré e conta com apoio de IPFD e Abraji, será dividida em cinco partes: O trabalho do CICV no Brasil e no mundo e suas principais preocupações humanitárias em 2021, com Laurent Reza Wildhaber, chefe de operações da Delegação Regional do CICV; Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados, com Tarciso dal Maso Jardim, jurista especialista em Direito Internacional Humanitário; Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo, com Paulo Roberto Oliveira, chefe do escritório do CICV no Rio de Janeiro e responsável técnico do Programa com Forças Policiais e de Segurança; Cobertura da imprensa brasileira de temas humanitários, com um jornalista convidado; e uma sessão de avaliação e encerramento.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments