Mais de 80 organizações de checagem de fatos de 46 países enviaram carta a Susan Wojcicki, presidente-executiva do YouTube, na qual cobram ações efetivas para combater a desinformação que circula na plataforma. No documento, os checadores solicitam uma reunião com ela para discutir as sugestões.

Uma das sugestões é que o YouTube estabeleça parcerias com checadores de fatos e assuma a responsabilidade de investir sistematicamente em iniciativas independentes de verificação de informações. Além disso, as organizações pedem prioridade para tópicos como transparência em relação a como as fake news chegam e se espalham pela plataforma, tomar providências contra violadores reiterados e estender esforços para idiomas que não o inglês.

Entre as 80 organizações da América Latina que assinam a carta estão as brasileiras Aos Fatos e Agência Lupa, e veículos de Argentina, Bolívia, Colômbia, entre outros. Também integram o grupo de checadores empresas americanas, como o jornal The Washington Post, e de nações como Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido, Nigéria, Etiópia, África do Sul, Índia, Mianmar, Filipinas e Austrália.

“A questão não é prioritariamente financeira, é prioritariamente discutir o modo de operação do YouTube que privilegia a disseminação de conteúdos desinformativos e que é totalmente contraditório com o discurso de que existe uma parceria com checadores de fatos”, disse Natália Leal, diretora-executiva da Agência Lupa.

Diferentemente do Meta, por exemplo, grupo do qual o Facebook faz parte, o YouTube, que pertence ao Google, não tem um programa de parcerias com agências de checagem.

Em nota, o YouTube escreveu que investiu em políticas e produtos em todos os países e que opera “para conectar as pessoas a conteúdo qualificado, reduzir a disseminação de informação limítrofe e remover vídeos que violam as políticas da plataforma”. A empresa afirmou também que “mantém o consumo de desinformação limítrofe recomendada significativamente abaixo de 1% de todas as visualizações no YouTube”.

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