A Agência Lupa, especialista em checagem de fatos, comemora nesta semana seis anos de existência. Para celebrar o marco, a empresa anunciou três novidades: uma reformulação em seu programa de membros, e a criação de um programa de estágio em Produto e de um treinamento em checagem de fatos.

Com base em respostas a um questionário enviado na newsletter semanal Lente, o programa de membros Contexto passa a ter apenas um plano, de R$ 9,90 por mês, com a opção de contribuições maiores. A Lupa criou também um sistema de recompensas, que beneficia membros com uma newsletter exclusiva, resumo das principais verificações da semana, curadoria com dicas de filmes, livros e artigos sobre desinformação, entre outros.

Além disso, quem indicar cinco pessoas para que se tornem membros ganha um mês de graça do Contexto. Com dez amigos, a recompensa é um brinde a escolher, e ao indicar 20 pessoas, o membro receberá um ano de graça do Contexto.

Outra novidade é o lançamento do programa de estágio em Produto. Os estudantes terão a oportunidade de vivenciar a rotina da Lupa nas áreas de Jornalismo, Educação e Audiência & Engajamento. São três vagas de estágio remuneradas, uma em cada área da editoria de Produto, nas quais os estagiários irão se revezar ao longo de 18 meses.

O estágio poderá ser feito em formato presencial ou online, de modo que estudantes de qualquer região do Brasil possam se inscrever. O edital será publicado em dezembro, e as atividades começam em fevereiro de 2022.

Por fim, a Lupa anunciou o Mirante, programa de treinamento em checagem de fatos, aberto a estudantes e profissionais. Serão 15 vagas para aulas que envolvem capacitação em técnicas jornalísticas de combate à desinformação, checagem de fatos, monitoramento de conteúdos falsos e iniciativas de distribuição de conteúdo verificado em plataformas digitais. O treinamento é gratuito e será feito remotamente.

As inscrições abrem em 17/11, com o anúncio dos selecionados em 13 de janeiro. Após o treinamento, parte deles atuará na redação da Lupa durante a cobertura eleitoral do próximo ano.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments