8.1 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 19, 2024

Buy now

Projeto Comprova retoma atividades

O Projeto Comprova inaugurou sua nova fase nessa segunda-feira (15/7). A primeira checagem publicada nessa terça-feira (16/7) foi um conteúdo que circula nas redes em apoio a Paulo Guedes, ministro da Economia, afirmando que bons índices econômicos do Chile devem-se a uma “quase extinção dos socialistas” e à ajuda de Guedes. A afirmação é enganosa, segundo a verificação feita por oito veículos diferentes.

Lançado durante o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, o maior projeto colaborativo da imprensa brasileira reúne novamente 24 veículos concorrentes na esfera comercial em nome do interesse público: analisar e combater a disseminação de rumores sobre políticas públicas relacionadas ao Governo Federal. A iniciativa é coordenada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e pelo First Draft (entidade que pesquisa e combate a desinformação nas redes). Google News Initiative e Facebook Journalism Project patrocinam e dão apoio técnico ao projeto.

Assim como durante as eleições de 2018, o público poderá enviar ao WhatsApp do Comprova (11-977-950-022) conteúdos duvidosos para serem checados. O novo Comprova é integrado pelos seguintes veículos: AFP (Agence France-Presse), Band TV, Band.com.br, BandNews FM, BandNews TV, Canal Futura, Jornal Correio, Correio do Povo, Estadão, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder360, Rádio Bandeirantes, revista piauí, SBT e UOL.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese