8.1 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 18, 2024

Buy now

Dias Toffoli anuncia painel de mídia e entidades jurídicas contra fake news

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli informou em 24/5 que o órgão lançará em junho um painel multisetorial de checagem de informações e combate a fake news em parceria com veículos de comunicação, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e entidades de classe de magistrados. Ele fez o anúncio no evento Fake News – Desafios para o Judiciário, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

“Trabalharemos com o objetivo de alertar os leitores e os internautas sobre os perigos do compartilhamento de informações duvidosas, além de orientar sobre como checar a veracidade das notícias que recebem”, disse Toffoli para a Folha de S.Paulo.

Sérgio Dávila, diretor de Redação do jornal, comentou o momento do jornalismo profissional diante das notícias falsas: “A tarefa precípua do jornalismo é separar as news das fake news e publicar as news. A diferença agora é que as fake news encontraram nas redes sociais um acelerador de partículas que as torna quase irresistíveis”.

Também o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, comentou o papel que a imprensa pode desempenhar nesse cenário: “A imprensa precisa decidir se quer ter o papel de induzir o comportamento dos seus eleitores, segundo algum tipo de viés político e ideológico, ou aprofundar aquele seu papel fundamental que é exatamente o de informar com clareza e com limpidez. Este me parece que é o grande papel histórico da imprensa neste momento”.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese