Próximo ENPJ será em São Paulo

Os mais de cem pesquisadores que participaram do 18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, em Ponta Grossa (PR), de 25 a 27/4, apresentaram 59 trabalhos que compartilharam mudanças nas grades do cursos de graduação, tendências a respeito das novas mídias integradas ao exercício da profissão e projetos positivos no desenvolvimento do ensino do jornalismo.

Como resultado do evento, a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) promoveu uma assembleia-geral ordinária em que os professores discutiram as propostas levantadas ao longo do evento. Além disso, leu-se a Carta de Ponta Grossa, documento que reitera a insatisfação com as políticas públicas dos governos federal e estaduais a respeito da redução drástica dos investimentos, o que reflete o baixo incentivo e qualificação dos programas. A carta indicou a falta de clareza da avaliação dos programas e uma urgente avaliação das políticas governamentais em relação à ciência.

Dos 59 trabalhos submetidos, apenas seis não foram apresentados. Para as próximas edições, quatro sugestões: painel de acessibilidade aos alunos com deficiência; inclusão de uma oficina sobre metodologias de ensino; fusão dos GT’s Laboratórios Impresso e Eletrônico; e encaminhamento de atualização das ementas e dos títulos dos GT’s.

Os professores Dennis de Oliveira e Erivam Morais de Oliveira sugeriram a cidade de São Paulo como sede para o próximo encontro, de 6 a 8 de abril de 2020. Assim, o ENPJ deverá ser sediado pelas universidades ECA-USP e ESPM entre outras instituições parceiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *