APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Com quase 50 anos de profissão, suas colunas sobre os bastidores da televisão podem ser lidas diariamente no portal Uol ou aos domingos em mais de 80 jornais no Brasil e nos Estados Unidos. Produziu o primeiro programa de debates entre candidatos a cargo público da televisão brasileira.

Flávio Ricco nasceu em São Paulo (SP).
 
Começou a carreira na década de 1970, como repórter esportivo na rádio Difusora, de Guarulhos (SP), na equipe de Oswaldo Tassi, da qual Hermano Henning também fazia parte. Passou, ainda, pelos microfones da Marconi (SP), América (SP) e Gazeta (SP).
 
Trabalhava como redator e repórter na coluna sobre televisão de Joaquim Antônio Ferreira Netto (1938-2002) na Folha da Tarde (SP), em 1978, quando este o convidou para dirigir na TV Record um programa político de entrevistas e debates. Apesar do clima político tenso da época – ou talvez por isso mesmo – o Programa Ferreira Netto foi bem sucedido e tornou o apresentador um exemplo de resistência à ditadura.
 
Foi acompanhando Ferreira por algumas das mais importantes empresas de comunicação do País, como Tupi, Globo e SBT. Fazia parte da equipe que realizou, em 1982, no SBT, o primeiro debate político em rede nacional entre candidatos ao Governo de São Paulo, entre André Franco Montoro (1916-1999) e Reynaldo Emídio de Barros (1931-2011), mediado por Ferreira Netto.
 
Em sociedade com o apresentador, chegou a ter duas emissoras de rádio, uma em amplitude modulada (AM), em Boituva (SP) e outra em frequência modulada (FM) em Avaré (SP).
 
Integrou a equipe do SBT Repórter em 1998, como produtor executivo, onde ficou por cinco anos. A partir daí, apostou em voltar a escrever sobre os bastidores da televisão em jornais e em um novo veículo: a internet. Suas colunas estão entre as mais influentes sobre os bastidores da telinha. Anuncia lançamentos, novelas, coberturas jornalísticas e acontecimentos que envolvam celebridades. 
 
Mantém, desde 2008, uma coluna diária no canal TV e Famosos do portal Uol. Publica, de domingo a domingo, a coluna Canal 1, que pode ser encontrada em mais de 80 jornais no Brasil e nos Estados Unidos, e também pode ser lida nos jornais online Diário de S.Paulo, O Jornal de Hoje e Diário do Nordeste. Coleciona milhares de seguidores no Twitter.
 
Explica assim a sua filosofia televisiva: "Nos bastidores da TV tudo é muito imprevisível. O que não vale hoje, amanhã pode valer. E a recíproca também é verdadeira”.
 
Venceu, o Prêmio Comunique-se 2012 na categoria Colunista de Social
 
 
Atualizado em outubro de 2016
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)