O Grupo de Comunicação O Povo (CE) lançou em parceria com agências de publicidade a campanha #SomosTodosHumanos. De julho a setembro, as 12 agências convidadas elaboram peças abordando preconceito racial, religioso, de classes sociais e orientação sexual. A iniciativa é trabalhada em três plataformas: público (assinantes, leitores, ouvintes, telespectadores e colaboradores), parceiros (movimentos sociais, entidades empresariais, sociedade civil e terceiro setor) e produtos (programas especiais, exposição, hotsite, concerto musical, passeio ciclístico). O tema de cada agência foi definido por sorteio, bem como o calendário de veiculação das peças em todas as mídias do Grupo. Cliff Villar, idealizador da iniciativa e executivo de projetos especiais de O Povo, explica que a campanha foi inspirada na polêmica com o jogador Daniel Alves, contra quem jogaram uma banana durante o jogo Barcelona contra Villarreal, em maio deste ano, e que gerou a ação Somos todos macacos”. “Pegamos o gancho e elaboramos a iniciativa Somos Todos Humanos. É um movimento para provocar a sociedade, com o intuito de gerar reflexões a respeito do preconceito em seus diversos níveis”, disse Cliff em nota. Ele também comentou que além de debates e atividades em escolas, a iniciativa mexerá com o comércio, a moda, ONGs: “Cada segmento elabora sua própria pauta. Mas adianto que teremos um passeio ciclístico”. Cliff acrescentou que a iniciativa é inédita no Ceará, com a integração de 12 agências de publicidade, numa campanha de grande abrangência, desenvolvendo ações e convocando as pessoas contra todo tipo de preconceito. “Trata-se de um projeto de inclusão. O Povo tem a tradição de levantar bandeiras, por exemplo, a campanha para os transplantes de coração no Hospital de Messejana, em Fortaleza, o movimento para tratamento de vítimas da AIDS, a preservação do Parque do Cocó, Tempo de Delicadezas e outros. O Povo nasceu na praça e só pode ter este tipo de vocação, o de construir com a sociedade e ampliar sempre mais e mais”, concluiu. A diretora de Marketing do Grupo, Valéria Xavier, ressalta que a ação alcança boa parte dos cearenses. “O projeto envolve todos os veículos do Grupo, assim como a Fundação Demócrito Rocha. Todas as mídias juntas alcançam 84% da população local”. Ficou a cargo da agência Estalo! a criação da marca e da identidade visual da iniciativa. “Tentamos, ao máximo, humanizá-la, a deixando mais pessoal e próxima da ideia do projeto” explicou Márcio Acioli, da agência. “A marca é a própria hashtag, a fim de induzir que o público participe e compartilhe e as agências participantes terão liberdade para trabalhar”. Além da Estalo!, participam da iniciativa Integra (sobre classe social), Bolero (orientação sexual), EBM Quintto (preconceito racial), Advance (preconceito religioso), Flex (classe social), Martpet (orientação sexual), SG Propag (preconceito racial), Slogan (preconceito religioso), Blume (classe social), Verve (orientação sexual) e Register (preconceito racial).