A série Epidemia, produzida pelo podcast 37 Graus em parceria com a Folha de S.Paulo, foi a vencedora da categoria Cobertura Diária do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde. A iniciativa, que conta com o apoio da Fundação Gabo, é destinada a veículos da América Latina e nesta edição registrou 611 trabalhos inscritos em suas três categorias.

Com produção e reportagem de Bia Guimarães e Sarah Azoubel, o especial trata dos impactos da epidemia de zika no Brasil e as consequências econômicas e sociais que crises sanitárias deixam para trás. São sete episódios com depoimentos de médicos e pesquisadores, e que trazem um paralelo entre a epidemia de zika e outras, como as de H1N1, chikungunya, ebola e Covid-19.

Na categoria Jornalismo Escrito, o prêmio foi para o especial Huir Migrar Parir, investigação conjunta do Distintas Latitudes, La vida de Nos, Mutante e GK, que contou com a participação de 35 jornalistas da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, México e Argentina. O trabalho retratou a história de uma venezuelana de 19 anos que, depois de descobrir que estava grávida, realizou uma travessia de mais de 4 mil quilômetros, passando pelas fronteiras de Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.

Em Jornalismo Audiovisual o prêmio foi para o jornal El Comercio, do Peru, com o documentário COVID-19: 100 días de la pandemia del coronavirus.

A iniciativa também concedeu duas menções honrosas para publicações brasileiras: na subcategoria Jornalismo de Soluções, para a série de reportagem Indústria da saúde no Ceará, do O Povo Online; e em Cobertura Jornalística da COVID-19, para Sequelas da Covid-19, do VivaBem/UOL.

Os vencedores vão receber uma bolsa de US$ 5 mil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments