O Radar +55 é um estudo produzido pela área de Business Intelligence (BI) do Grupo BCW Brasil, que traz uma análise da reputação externa da economia brasileira, mostrando como a imprensa de outros países enxerga o mercado do Brasil. O estudo é divulgado pelo Poder 360, de forma exclusiva, em formato trimestral. 

Rosa Vanzella

A parceria entre o veículo e o Grupo BCW Brasil é inédita no Brasil, e mostra a importância de acordos do tipo entre uma empresa jornalística e uma agência de comunicação. Sobre a iniciativa, Jornalistas&Cia conversou com Anna Rangel, diretora-executiva adjunta do Poder360; e Rosa Vanzella e Simone Iwasso, copresidentes do Grupo BCW Brasil. 

Rosa e Simone explicaram como surgiu o Radar+55. Segundo elas, o Grupo BCW Brasil identificou a necessidade de saber qual era a percepção da imprensa estrangeira sobre a realidade econômica do Brasil. O grupo já tinha o Índice de Desempenho de Mídia (IDM), que ajuda as empresas a entenderem sua reputação através das notícias da imprensa, e o aplicou para as notícias de fora. Isso possibilitou a elaboração de um estudo para saber como outros países enxergam a economia brasileira.

Simone Iwasso

“Uma vez que a gente já tinha a metodologia proprietária do IDM, por que não ampliar o uso para ajudar as companhias na leitura do cenário internacional? As decisões tomadas pelas companhias precisam ser baseadas em insights extraídos de dados. Com esses dois indicadores nas mãos, conseguimos entender as principais fortalezas que a imprensa estrangeira enxerga na economia do País, aprofundar os diversos desafios retratados, como interferência política, questões ambientais e de políticas governamentais, como a Fiscal e a Tributária”, explicaram as copresidentes.

Para a diretora do Poder360, a parceria entre o veículo e a agência surgiu quando a empresa detectou a relevância das informações obtidas pelo Radar +55. “São informações superinteressantes para os leitores do Drive e do Poder 360 que acompanham assuntos relacionados à mídia, um dos principais pilares de cobertura do jornal digital”, explicou Rangel. “É uma forma de fazer chegar aos nossos leitores uma bem fundamentada aferição dos humores da pauta pública global acerca do Brasil, e como forma de turbinar a cobertura do jornal sobre o que se diz a respeito do Brasil nos principais veículos de mídia estrangeiros (por exemplo, Financial Times, La Nación, Wall Street Journal, El Universal, entre outros). A possibilidade de observar a pontuação de temas da política e da economia locais (de relações bilaterais com EUA e China a estatais ou política monetária, para citar alguns exemplos) ajuda o leitor a ter uma visão bem completa a respeito da imagem brasileira lá fora”.

Anna Rangel

Sobre a importância de parcerias do tipo entre agências de comunicação e veículos jornalísticos, Rosa e Simone destacaram a evolução do mercado de comunicação: “É uma parceria muito importante e bastante simbólica, mostrando como a evolução da comunicação e do jornalismo já passa por uma convergência maior na integração de plataformas e na forma de comunicar, informar e atingir os públicos-alvo. A forma de as pessoas se informarem muda à medida que surgem novos canais. Tanto o jornalismo como a comunicação corporativa precisam se adaptar a esse novo mundo mais segmentado, multiplataforma e diverso. No mundo de hoje, as decisões devem ser embasadas em dados e cenários, e os resultados devem ser mensurados com métricas e indicadores e contextualizados para melhor entendimento. Esse é o futuro”.   

Já Rangel destaca os novos caminhos abertos pela parceria, que possibilitam novos meios de se obter informações de qualidade: “As informações contidas nos relatórios são valiosas, indicando o status da confiança de atores externos no Brasil e quais são os principais temas pelos quais nosso país é lembrado lá fora. Parcerias que possam qualificar nossa cobertura com dados de boa qualidade, e sempre em alinhamento aos cânones do bom jornalismo profissional e dos nossos princípios editoriais, além de políticas de compliance e de conduta, são de interesse do Poder360”. 

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