O Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2022, da Associação Nacional de Jornais (ANJ), homenageará Taís Gasparian e o Instituto Tornavoz por seus trabalhos em defesa da liberdade de imprensa em meio a crescentes ameaças ao jornalismo.

Advogada especialista na área do direito civil relacionado à mídia, Taís é diretora e uma das fundadoras do Instituto Tornavoz, que garante defesa jurídica especializada para quem sofre processos judiciais em razão do exercício da manifestação do pensamento e da expressão, e que tenha dificuldade para contratar e remunerar defesa especializada. A entidade também atua no debate e na valorização desses direitos, com ações de conscientização.

“O recebimento desse prêmio, na atual conjuntura, representa um incentivo para que a luta na defesa da liberdade de imprensa e da democracia tenha continuidade”, declarou Taís. “O instituto tem trabalhado incessantemente na defesa do livre fluxo das informações e do estado democrático, sob a crença de que a transparência das instituições e dos atos de governo é uma premissa fundamental”.

Para Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ, “Taís e equipe abriram uma nova frente de defesa da liberdade de imprensa no Brasil, beneficiando principalmente pequenos e médios veículos, que nem sempre têm capacidade financeira de fazer frente a cercos jurídicos contra o jornalismo”.

O prêmio será entregue em 1º de dezembro, às 10h15, em cerimônia no Auditório ESPM Tech, em São Paulo, seguida de um painel sobre liberdade de imprensa.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments