Foi ao ar em 5/6, Dia Mundial do Meio Ambiente, a plataforma Earth News Terra, site bilíngue que traz informações sobre meio ambiente, clima e geografia humana.

“A Amazônia é a metade do território do Brasil, e a casa de 30 milhões de pessoas”, diz a descrição do projeto. “As soluções para os problemas da humanidade, na forma de princípios ativos, insumos industriais e até os algoritmos do comportamento dos seres vivos estão escondidos na Amazônia e em outros biomas. Nossa tese é de que o Brasil só será um país avançado se descobrir essas soluções e, claro, patenteá-las. Para isso, é preciso promover o encontro entre a ciência e o conhecimento dos povos que vivem na floresta, que a entendem intimamente”.

Além de notícias em geral, o site tem uma editoria específica sobre a Amazônia e uma newsletter chamada Carta da Terra, enviada nas noites de sexta-feira. A Earth News Terra  também tem um podcast, de mesmo nome, que vai ao ar no YouTube. No episódio de estreia, Lourival Sant’Anna, editor do projeto, conversa com o líder indígena Almir Suruí sobre a criação da primeira universidade indígena do Brasil.

A equipe do projeto é formada pelo editor Lourival Sant’Anna, o diretor Marcello Queiroz, a repórter Luciene Kaxinawá, o editor de imagem Adriano Gambarini, o especialista em saúde Fabio Tozzi, a editora digital Isabela Mota, o repórter fotográfico Érico Hiller e a especialista em nutrição Valeria Paschoal. Para entrar em contato com a redação do projeto, escreva para o e-mail [email protected]

O Portal Imprensa conversou com Lourival Sant’Anna sobre a iniciativa e sobre conflitos nos territórios da Amazônia, levando em conta o recente desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. Confira!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments