Abril e Google promovem em 26/8, às 9h, na Associação dos Advogados de São Paulo (rua Álvares Penteado, 151), o Fórum Abril-Google sobre Liberdade de Expressão na internet. Entre os convidados, está confirmada a participação do ministro José Luís Roberto Barroso, do STF, que fará a palestra de abertura. O objetivo do fórum é aprofundar o debate sobre como os usuários da internet podem ser beneficiados por um ambiente aberto e pautado pela liberdade de expressão. O evento também contará com os painéis A voz do eleitor nas redes sociais e nas mídias digitais; Ridendo castigat mores: A crítica pelo humor (com Nelito Fernandes e Martha Mendonça, do Sensacionalista); O Brasil precisa de um ”direito ao esquecimento”; e Remoção de conteúdo e Marco Civil. Para participar do fórum, gratuito, é necessário apenas preencher um formulário de inscrição.
Heverton Nascimento passa a integrar equipe fixa do Portal Estadão
Depois de uma temporada como repórter freelance no Estadão, Heverton Nascimento ([email protected]) foi efetivado e passa a integrar a equipe da versão digital da publicação. Com experiência em títulos como Som & Carro, Oficina Mecânica, Hot e FullPower, Heverton já havia integrado a equipe do Jornal do Carro em 2014, tendo voltado em agosto de 2015 para cobrir uma licença. Desde então, passou pela home e pelas redes sociais como freelance, sendo agora contratado. Em paralelo, ele mantém um blog sobre música e guitarra, o Stratosférico.
Carlos Graieb e Vera Magalhães reforçam o time da Jovem Pan
O jornalismo da rádio Jovem Pan ganhou dois importantes reforços: Carlos Graieb, que chega à emissora como diretor de conteúdo multiplataforma, e Vera Magalhães, responsável pelos boletins diários sobre política, no Jornal da Manhã. Com 25 anos de experiência, Graieb passou, entre outros veículos, por Estadão e Veja. Ele começa na Jovem Pan na próxima segunda-feira (22/8). Vera estreou no Jornal da Manhã na última quarta-feira (17/8). Ela foi titular da tradicional coluna Painel, da Folha de S. Paulo, e mais recentemente de Radar, da Veja.
Marcelo Rech é o novo presidente da ANJ
Marcelo Rech, vice-presidente Editorial do Grupo RBS, foi eleito nessa quinta-feira (18/8) presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ). A votação aconteceu em assembleia geral de associados e reunião do Conselho de Administração realizada em Brasília, local da sede da entidade. Rech é o quarto executivo do Grupo RBS a presidir a ANJ.
Antes dele, estiveram à frente da associação o fundador Maurício Sirotsky Sobrinho, de 1984 a 1986; o presidente emérito Jayme Sirotsky, em duas ocasiões – em 1988, quando assumiu interinamente após a renúncia de José Antonio do Nascimento Brito, afastado do Jornal do Brasil, e de 1992 a 1996 –; e Nelson Sirotsky, de 2004 a 2008.
Em nota divulgada pelo Grupo, Rech afirmou que “a escolha do meu nome, que é uma honra, reforça a tradição, o vínculo e o compromisso da RBS com a entidade. Meus antecessores, Maurício, Jayme e Nelson, são fontes de inspiração e ajudaram a forjar a entidade como ela é hoje, uma das principais do mundo, que atua sob um primeiríssimo mandamento: a defesa da liberdade de expressão. No mundo atual, não há escassez de informação. O que há é carência de informação confiável, lastreada em valores éticos, na independência, em técnicas profissionais e na cultura de perseguir a todo o custo a verdade e a pluralidade. E os jornais são grandes fornecedores desse bem escasso”.
Ele sucede no comando da ANJ o diretor-geral da Rede Gazeta, de Vitória (ES), Carlos Fernando Lindenberg Neto, o Café, que presidiu a entidade por dois mandatos, desde 2012. Também compõem a nova diretoria o vice-presidente secretário Álvaro Augusto Teixeira da Costa (Correio Braziliense/DF), o vice-presidente financeiro Jaime Câmara Júnior (O Popular/GO) e os vice-presidentes Ana Amélia Cunha Pereira Filizola (Gazeta do Povo/PR), Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Neto (A Gazeta/ES), Francisco Mesquita Neto (O Estado de S.Paulo/SP), João Roberto Marinho (O Globo/RJ), Luciana de Alcântara Dummar (O Povo/CE), Maria Judith de Brito (Folha de S.Paulo/SP), Mário Alberto de Paula Gusmão (Jornal NH/RS), Sylvino de Godoy Neto (Correio Popular/SP) e Walter de Mattos Junior (Diário Lance!/RJ).
A solenidade de posse para o biênio 2016-2018 será em setembro.
Vicente Nunes lança em seu blog o programa Economia no sofá
Vicente Nunes, editor de Economia do Correio Braziliense, lançou em seu blog no site do jornal o programa semanal em vídeo Economia no sofá. A ideia, segundo ele, é falar do tema de forma simples, mesclando os assuntos mais palpitantes da semana com dicas para os consumidores e música. Na apresentação do programa, ele escreveu: “Esse programa é o início de um projeto maior que está sendo elaborado para entregar a você a melhor informação possível de forma descontraída. Com certeza, você se surpreenderá a cada edição semanal do Economia no sofá. Estamos abertos a todo tipo de sugestão, crítica e apoio. Não se acanhe. Todas as contribuições serão muito bem-vindas”. Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas para [email protected]. O programa conta com as participações Alessandra Azevedo, Celia Perrone, Cristiane Bonfante, Hamilton Ferrari (também no violão), Marlla Sabino, Rosana Hessel, Simone Kafruni, Vera Batista, Giza Soares (voz), Rodrigo Nunes (imagem), e Ares Bruno (som e edição).
Nasce o Trip Brasil, canal de tevê sobre turismo
Trip Brasil, um canal de televisão dedicado inteiramente ao turismo, deu posse ao seu Conselho Editorial em 7/8, na Casa Touring Brasil, no Píer Mauá (av. Rodrigues Alves, 10), em pleno movimento das Olimpíadas. O Conselho conta com Vinicius Lummertz, presidente da Embratur; Jatahy Fonseca, presidente da ABIH Nacional, da indústria hoteleira; e Bruno Omori, secretário estadual de Turismo de São Paulo, entre outros. O canal é homologado pela Ancine, e será multiplataforma – tevê por assinatura, app e portal web, com cobertura nacional e internacional. A grade de programas é dirigida para o público brasileiro. Na pauta, estão dicas, documentários, talk shows, entrevistas e oportunidades exclusivas para os telespectadores, em tempo real, 24 horas por dia. Dirigido por Marcelo Gomes – com experiência de 20 anos em direção e produção de tevê, implementou canais tevê por assinatura –, o canal tem Mauricio Jordy respondendo por Produção e Programação, com prêmios em direção de cena e de fotografia, e Rita Minami nas Relações Institucionais, jornalista que foi correspondente internacional. Para os negócios, alguns dos profissionais são Giancarlo Cerino, operador da InteracTV Brasil, de distribuição e licenciamento de conteúdo em diversas plataformas, representante de canais europeus com atuação na América Latina; Alex Pimentel, do satélite Casablanca, que existe há 20 anos e é provedor com grande frota de unidades móveis no Brasil, para produção, captação, transmissão e distribuição de conteúdo audiovisual para broadcast; e Luiz Henrique Miranda, do PressClub, de assessoria de imprensa e comunicação de massa.
Agências brasileiras são contempladas no Stevie Awards 2016
As agências Imagem Corporativa, Textual e Ideal H+K, além do Banco Itaú, foram os premiados brasileiros em categorias de comunicação na 13ª edição do Stevie Awards –International Business Awards, que reconhece os melhores do mundo em diferentes segmentos e que, este ano, recebeu mais de 3.800 inscrições. A espanhola Llorente & Cuenca, também com atuação no Brasil, venceu em mais de vinte categorias. Os vencedores foram determinados por um júri internacional composto por mais de 200 executivos, que participaram do processo de julgamento de maio a agosto. A cerimônia de premiação dos Stevie Awards – que está com ingressos à venda – será em 21/10, em Roma, na Itália. Pelo conjunto da obra, a Imagem Corporativa (SP) levou medalha de ouro como Agência do Ano em México, América Central e América do Sul, com seu próprio case Foco em inteligência estratégica. Nessa categoria, com 21 anos coroando uma história de sucesso, a Textual ganhou a prata, mesmo prêmio que arrebatou em Comunicações ou Campanha PR do Ano – Eventos & Performances, pelo Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Em Comunicações ou Campanha PR do Ano – Marketing – Bens de Consumo – Outras Nações, a Ideal H+K (SP), recebeu a prata pelo case #vocênacapa, para a revista Elle. A publicação também ganhou ouro em Campanha de Marketing do Ano – Empresas de Mídia. E com Relatório Anual Consolidado e Relatório Integrado, o Itaú Unibanco Holding S.A. (SP) ganhou medalha de bronze em Melhor Relatório Anual – Online / Eletrônico.
Grupo Abril anuncia nova reestruturação em seus negócios
Pouco mais de um ano após a mais radical e ousada reestruturação em seus negócios, então sob a liderança de Alexandre Caldini, o Grupo Abril muda novamente de rumo e postura, apostando numa nova visão de mercado. No comunicado que divulgou na última semana, assinado por seu presidente Walter Longo, a organização apresentou o que classifica de nova “perspectiva sobre seus negócios para gerar inovação, sinergias e reapresentar seu portfólio completo de serviços: Mídia, Assinaturas, Print, Total Express, Licensing, Casa Cor, Abril BrandedContent (ABC) e Abril Big Data (ABD)”. Nas palavras de Longo, o grupo estará focado “em trabalhar as potencialidades individuais de cada um desses pilares e otimizar essa força por meio da combinação de suas expertises e integração entre as unidades. Acreditamos que isso nos permite atender os novos desafios do mercado”. Como não é comum uma empresa desse porte anunciar mudanças relevantes em tão curtos períodos de tempo, é de se supor que os acionistas não estão satisfeitos com o que foi até aqui implementado e, sob nova gestão, buscam outros caminhos. A reestruturação em curso será apoiada por uma campanha que tem como slogan Bem-vindo à indústria do conhecimento. Como exemplos práticos dessa nova visão a empresa cita a criação do GoBox, plataforma de clube de assinaturas de produtos que combina os pilares de mídia, distribuição, Abril Big Data e assinaturas e que ainda este mês estará disponível para o público já com dez lançamentos; e o GotoShop, operação de e-commerce, lançada em julho, que une Abril Big Data, Mídia e Total Express (braço de logística e distribuição). Com isso, a Abril pretende dar a seus leitores a possibilidade de comprar produtos vistos nas páginas das versões impressas e digitais das revistas e sites. “O Grupo Abril reúne os serviços essenciais para a venda de produtos de qualquer indústria, da mídia à conversão e entrega”, garante Longo. “Além de grande produtora de conteúdo, a empresa se consolida também como marketplace e empresa de serviços. Esta é uma indústria moderna, que está a serviço do leitor e do mercado”. Ele promete mais novidades para os próximos meses. Mudanças em sequência Desde a morte relativamente precoce de Roberto Civita, em maio de 2013, o Grupo Abril, diante da crise sem precedentes do mercado editorial, em particular no segmento de revistas, defronta-se com o desafio da sobrevivência e da reinvenção de seus negócios. Nesse período, houve trocas de direção mais de uma vez, significativa redução de instalações, brutal enxugamento de pessoal nas múltiplas atividades, venda e descontinuidade de vários títulos, aporte de capital da família para fazer frente à elevada queda nas receitas e ao significativo endividamento e, como agora, reestruturações nos negócios. De típica editora de revistas, a Abril hoje parte para negócios em campos como e-commerce, distribuição, big data, branded content, entre outros. O Portal dos Jornalistas traz uma linha do tempo com as principais mudanças na empresa desde a morte de Civita. Confira nos links ou notas a seguir: 7/6/2013 – Tem início a reestruturação na Abril 31/7/2013 – Reestruturação na Abril é esperada para os próximos dias 8/10/2013 – Ricardo Anderaos dirigirá Brasil Post, parceria da Abril com Huffington Post 9/10/2013 – Jairo Leal deixa a Abril 31/10/2013 – Após anunciar no início de outubro uma parceria com o site de notícias sobre política, celebridades e entretenimento Huffington Post, a Abril deu mais um passo em sua estratégia de ampliar a divisão de negócios digitais. Segundo Cynthia Malta informou no Valor Econômico em 31/10, a empresa comprou, por valor não revelado, 51% do Meu Espelho, site especializado na venda de cosméticos e perfumes. De acordo com a repórter, é a primeira aquisição de uma empresa de comércio eletrônico pela Abril, embora sua divisão de negócios digitais já seja responsável pelo iba, site que vende revistas e livros, e tenha uma parceria com a varejista online Mobly no site Casa.com.br para outros tipos de produtos, como móveis, roupa de cama e banho e eletrodomésticos de pequeno porte – atrelados às revistas de decoração do grupo. “A compra do site Meu Espelho, fundado há dois anos pelas empresárias Bianca Latgé e Renata Merquior, faz parte da estratégia comercial de usar as revistas femininas da Abril – Claudia e Nova, por exemplo – para alavancar vendas de produtos de beleza”, diz Cynthia na matéria. “A Abril poderá aumentar a fatia de 51% no site, em 2014, e informou a intenção de capitalizar a empresa, ‘garantindo recursos para mídia e para o aumento da oferta de produtos’. O comunicado também informa que a Abril ‘aposta na sinergia com a Total Express’. Esta empresa do grupo controlado pela família Civita opera em logística e distribuição e tem entre seus clientes alguns dos principais sites de comércio eletrônico do País”. 17/7/2014 – Transferência de títulos da Abril para Editora Caras preserva empregos 24/7/2014 – Alexandre Caldini deixa o Valor Econômico e volta à Abril 26/8/2014 – Abril adota novo modelo organizacional 7/1/2015 – Mais enxuta, Abril reduz ocupação do prédio da Marginal de Pinheiros 13/2/2015 – Em novo movimento de reestruturação, Abrilpar vende controle da Abril Educação para Fundos Tarpon 7/3/2015 – Giancarlo Civita assume lugar de Fábio Colletti Barbosa no comando da Abril Mídia 20/5/2015 – Vilma Gryzinski, Isabela Boscov, Karina Pastore e Leonel Kaz deixam Veja 3/6/2015 – Alexandre Caldini: “Partimos para alterar de forma radical o mindset da Abril” 19/11/2015 – Abril deixa de editar Playboy, Men’s Health e Women’s Health 14/12/2015 – Abril recebe aporte de R$ 450 milhões da família Civita 1/2016 – A Fundação Victor Civita firmou em dezembro acordo com Fundação Lemann e transferiu para esta as marcas Nova Escola e Gestão Escola neste início de ano. Segundo comunicado sobre o negócio, o desejo das duas organizações “é dar um novo impulso a ambas, garantindo que elas cresçam ainda mais e continuem ajudando a colocar professores e gestores no centro do debate educacional”. 25/2/2016 – Grupo Abril sob nova direção 31/3/2016 – Abril anuncia nova reestruturação. Alexandre Caldini deixa a Presidência da Editora
Jogos Olímpicos ainda em pauta
A semana de maior movimentação dos Jogos Olímpicos, com as finais de boa parte das disputas por equipes, dá ainda mais trabalho aos jornalistas. E em setembro vêm os Paralímpicos Acidente No início da tarde de 15/8, uma câmera de televisão operada pelo OBS (Olympic Broadcasting Service) no Parque Olímpico da Barra despencou dos cabos que a sustentavam, caindo em um local aberto ao público. Sete pessoas ficaram feridas – cinco atingidas pelo cabo que mantinha a câmera e duas por estilhaços das lentes –, mas não houve ferimentos graves. As pessoas foram socorridas por bombeiros e membros da Força Nacional. As chamadas “câmeras aéreas” funcionam suspensas por cabos de aço a 20 metros de altura e pesam cerca de 100 quilos. No Parque Olímpico, captam imagens de todas as arenas, por 2 km. Antes do acidente, rajadas de vento de mais de 50 km/h balançaram perigosamente a câmera em questão, perto da Arena Carioca 1, onde ocorrem as partidas de basquete, e um dos cabos se rompeu. A OBS não considerou o risco de queda, mas isolou a área abaixo da localização da câmera, impedindo a circulação do público. O vento rompeu outros cabos e levou a câmera a cair fora do local isolado. A OBS enviou equipes para apurar o acidente, e a 42ª Delegacia de Polícia Civil fez uma perícia no local. OBS é a empresa criada pelo Comitê Olímpico Internacional em 2001 para produzir e gerar as imagens das transmissões olímpicas usadas por televisões de todo o mundo. A empresa informou que suspendeu o uso da câmera aérea que fica na Lagoa, local das competições de remo e canoagem, para uma inspeção de segurança. A câmera aérea do estádio de atletismo não foi usada em 15/8 por causa do vento forte na região. Na mídia André Miranda de Souza e Flávia Aguiar vão monitorar as redes sociais dos atletas e produzir matérias para as mídias digitais de O Globo. Eles foram deslocados das atividades rotineiras para reforçar a equipe dedicada às Olimpíadas, formada por Carlos Alberto Teixeira, Elaine Neves, Fred Portela, Verônica Raner e Sérgio Maggi. No Snapchat, o jornal mostra os bastidores da Redação e do trabalho dos repórteres na rua. O GloboEsporte.com bateu seu próprio recorde de audiência. Em 8/8, quando a judoca Rafaela Silva ganhou medalha de ouro, o site teve 18 milhões de visitantes. Até então, a maior marca, de 17 milhões, fora obtida na final da Copa do Mundo de 2014. Nas assessorias q Para quem não quer repetir as casas temáticas mais badaladas, vão alguns assessores dos países com atletas participantes dos Jogos: África – Joao Gilberto Vaz ([email protected] e 61-8161-8888) Alemanha – Joaquim Schemel ([email protected] e 21-3380-3712) e Tatyana Kaulich ([email protected] e 21-3380-3716) Áustria – Christoph Robertson ([email protected] e 21-3284-8703 ou 979-600-351) Colômbia – Juan Pablo Hernandez de Alba ([email protected] e 61-3214-8900) Coreia do Sul – Simone Franco ([email protected] e 21-2172-0908) e Ronaldo Damasceno ([email protected] e 21-2172-0910) Dinamarca – Jens Olesen ([email protected] e 11-3758-2101) Finlândia – Heli Katajamäki (essa está longe, no 358-50-340-0677) França – Hugo Sppezapria ([email protected] e 21-983-558-521) México – Adolfo Zepeda ([email protected] e 21-3262-3202) Oceania – Matai Akaoula responde pelos 15 Comitês Olímpicos da Oceania (ONOC) no [email protected] e 21-987-504-295 Portugal – Pedro Sequeira Ribeiro ([email protected] e 351-91-770-5507), República Tcheca – Barbora Zehanova (21-990-236-619) Suíça – Alexandre Edelmann ([email protected] e 21-990-401-986) Na polícia Os ônibus que transportam jornalistas do Parque Olímpico até Deodoro passaram a ter escolta policial. O Comitê Organizador solicitou a proteção depois que um desses ônibus foi apedrejado, no início da noite de 9 de agosto. O patrulhamento na região também foi reforçado. O ônibus fazia parte do sistema de transporte de mídia, para brasileiros e estrangeiros, entre as arenas da Olimpíada. Deixava a Arena da Juventude, em Deodoro, em direção ao Parque Olímpico da Barra, quando foi atacado com pedras e teve as janelas quebradas. O jornalista bielorusso Artur Zhol sofreu um pequeno corte. O motorista seguiu até encontrar um carro da polícia, que escoltou o ônibus até o Centro de Mídia. Nos Paralímpicos As cerimônias de abertura e de encerramento dos Jogos Paralímpicos, que vão de 7 a 18/9, terão assessoria da MNiemeyer para a imprensa nacional e internacional. A realização dos eventos, no Maracanã, é da Cerimônias Cariocas 2016, união da brasileira SRCOM (de Abel Gomes e seus sócios) com a italiana Filmmaster Group. No atendimento, estão Rodolfo Franco ([email protected] e 21-2178-2599) e Renata Souto (renata@).
Samy Adghirni começa na Bloomberg em Brasília
Samy Adghirni deixou no início do mês a Folha de S.Paulo, onde estava há nove anos, e começou na cobertura de Política da Bloomberg em Brasília. Primeiro correspondente de um jornal brasileiro no Irã, em que ficou por três anos, ocupava desde 2014 o mesmo posto na Venezuela.
Nascido na França, onde atuou em diversos veículos, no Brasil também teve passagens por Rádio Guaíba (pela qual cobriu a Copa do Mundo de 1998), Correio Braziliense e foi setorista no Itamaraty. Lançou em 2014 o livro Os iranianos, pela editora Contexto.






